Entrevista

Entrevista com Washington Farias Cerqueira, Presidente da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG)

DIREITOS – Quais foram os Irmãos-acadêmicos eleito (s) e/ou reeleito (s) que tomaram posse para gerir o destino da ‘Casa da Letras Maçônicas’ no biênio 2020 – 2022 junto com o Senhor?

Washington Cerqueira – Em eleição secreta que aconteceu no dia 1º/10/2019 e foram empossados em noite festiva no dia 4/2 do ano corrente, os IIr.·. Luiz Roberto Albuquerque Rodrigues Lima, vice-presidente, Ernande Costa Macedo, secretário reeleito e José Alberice de Oliveira Andrade, tesoureiro, bem como os IIr.·.  que comporão o Conselho Fiscal da “Casa das Letras Maçônicas” sulbaiana, como titulares os IIr.·. – acadêmicos José Rebouças Souza, Frederico Carlos Machado e Itatelino Oliveira Leite Júnior e como suplentes os IIr.·. Antônio Fernando de Castro Guedes, José Noélio Santana de Oliveira e Renato Burity Oliveira.

DIREITOS – O que é uma Academia Maçônica de Letras e quando a AMALCARG foi fundada?

Washington Cerqueira – É uma sociedade civil literária, composta exclusivamente de maçons regulares, com personalidade jurídica, com o objetivo precípuo de promover o desenvolvimento da cultura maçônica. E a Academia Maçônica de Letras, Ciência e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG), foi fundada no dia 21 de outubro de 2008 e instalada no dia 7 de março de 2009, no Or.·.  de Itabuna, no sul da Bahia.

DIREITOS – Qual é o papel e a finalidade da AMALCARG?

Washington Cerqueira – O objetivo da AMALCARG, definido no art. 3º, de seu Estatuto, é congregar intelectuais, membros regulares de Lojas Maçônicas regulares; promover palestras, conferência, simpósios, reuniões literárias e atividades afins, principalmente de cunho maçônico; promover, sem objetivo de lucro, edição de obras literárias maçônicas, monografias.

.

DIREITOS – Quem pode fazer parte da AMALCARG?

Washington Cerqueira – Conforme o art. 5º, de seu Estatuto, a AMALCARG é composta de 4 classes de sócios, todos Maçons regulares: Acadêmicos ou Efetivos; Beneméritos; Correspondentes e Honorários.  A categoria de Acadêmico só é acessível a Maçons regulares Grau 33, e se restringe a 33 cadeiras.

DIREITOS – – Qual é a área de abrangência da AMALCARG? 

 Washington Cerqueira – A Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna, territorialmente abrange a Microrregião Ilhéus-Itabuna, com 41 municípios e é sediada provisoriamente na Rua Moura Teixeira, nº 10, Centro de Itabuna.

DIREITOS – Por que provisoriamente sediada no endereço supramencionado?

Washington Cerqueira – No dia seguinte à nossa posse, 5/2, como primeiroato da diretoria, fomos em comitiva composta por mim e pelos IIr.·.  Ernande Costa Macedo, secretário, José Alberice de Oliveira Andrade, tesoureiro e pelo acadêmico Ir.·. José Carvalho de Peixoto, visitar a futura sede própria da entidade, que fica localizada na rua Barão do Rio Branco (esquina com a avenida Amélia Amado), no centro de Itabuna, no “Palácio Maçônico”, um edifício amplo e bem localizado, que é composto de quatro pavimentos, que está com 70% da obra concluída, onde a AMALCARG, ocupara o 3º andar, com secretaria, sala de reuniões, banheiros, dentre outras dependências. Portanto, nós que nos reunimos desde a fundação da Academia Maçônica, ora na A.·. R.·. L.·. S.·. 28 de Julho e ora A.·. R.·. L.·. S.·.  Areópago Itabunense, em breve teremos sede própria.

DIREITOS – Quais as propostas da nova diretoria para o biênio 2020 – 2022?

Washington Cerqueira – Promover umagestão transparente e democrática, valorizar a participação e presença dos IIr.·. – acadêmicos, continuar promovendo em nossas reuniões, discussão de temas maçônicos previamente distribuídos aos confrades, além de incentivar a criação de academias maçônicas nas outras regiões do Estado, bem como dar continuidade as visitas dos membros da Academia às LLoj.·. da região de sua abrangência, com o intuito de difundir ainda mais a importância e o papel da AMALCARG.

DIREITOS – O Senhor em sua posse declarou que a AMALCARG é a primeira Academia de Itabuna…

Washington Cerqueira – Sim. Reitero o que disse naquela oportunidade, que a AMALCARG é a primeira Academia da cidade, e que ela pariu a Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) e a Academia de Letras de Itabuna (ALITA), inspirou também a criação da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA), bem como tem servido de inspiração para o surgimento de academias dessa natureza na Bahia, a exemplo, das cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Aproveito também a oportunidade para dizer que continuaremos as parcerias com as demais academias da cidade, especialmente a Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) e a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA), bem como com o grupo DIREITOS (Jornais e sites Direitos e O Compasso)