Entrevista

Entrevista com Marilúcio Dantas Ramos, Corretor de Seguros, administrador de empresa, Diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros da Bahia – região sul do estado, CEO da Nova Liderança Corretora de Seguros Ltda., um dos mais atuante profissional desse segmento no Sul do estado.

DIREITOS – O senhor nasceu na cidade da chapada Diamantina em Rio de Contas na Bahia. Filho de quem? Quando veio para Itabuna? E porquê?

DIREITOS – O senhor nasceu na cidade da chapada Diamantina em Rio de Contas na Bahia. Filho de quem? Quando veio para Itabuna? E porquê?

Marilúcio Dantas – Nasci na cidade maravilhosa de Rio de Contas – BA., filho de Findalisio Trovão Ramos e Aidê Dantas Ramos, ambos de origens rio-contenses. A minha chegada a Itabuna – BA, foi em 1989, quando trabalhava na BRADESCOR S/A – Corretora de Seguros, empresa pertencente a organização Bradesco S/A, e fui transferido da cidade de Itamaraju – BA, onde trabalhava a mais de seis anos e constituir família, com minha cônjuge, Dulciléia Silva dos Reis Ramos, e da união, nasceram dois filhos: Allec Fabiann dos Reis Ramos e Nayara Reis Ramos, para a cidade de Itabuna-BA., com a finalidade de atuar na supervisão da área de seguros na região sul e extremo sul do estado da Bahia.

DIREITOS – Porque dentre várias profissões, optou em ser corretor de seguros? E, quando começou a atuar nessa área?

Marilucio Dantas – não escolhi ser corretor de seguros, na minha geração fomos ensinados pelos nossos pais, que após a conclusão do 2º grau, teríamos que trabalhar para ajudar a família. Após a conclusão do curso no final dos anos 80, inaugurou uma agência bancária do Banco Bradesco S/A, na minha cidade, participei de uma entrevista e fui escolhido, para atuar na área de seguros. A minha admissão ocorreu em 12/06/1981, na Unidade Central e Planejamento de vendas, empresa de seguros do banco, que posteriormente fui alocado para a nova empresa criada pelo grupo, a Bradescor S/A – corretora de seguros, onde permaneci até 1991.

DIREITOSO senhor tem dois filhos, Nayara Reis Ramos, formada em Biomedicina e estudante de Medicina e Allec Fabiann dos Reis Ramos, formado em Sistema de Informação, corretor de seguros e com MBA em seguros e resseguros, sendo que este seguiu os passos do pai. Como é ter um filho seguindo a profissão do pai e ajudando a administrar a Nova Liderança Corretora de Seguros?

Marilúcio Dantas – Sinto-me um pai felizardo, com dois filhos maravilhosos, ambos, trilhando os seus caminhos com muita dedicação e comprometimento. Ter um filho seguindo a minha profissão e ajudando-me a administrar a nossa empresa, traz uma certa tranquilidade na sucessão empresarial para passar o bastão do comando e ter tempo para ensinar, aprender e trocar experiências empreendedoras no dia a dia, vivenciando com veemência os mecanismos que a compunham, como: departamentos, parceiros, fornecedores e principalmente a relação de como lidar com os funcionários e clientes, na busca de melhor relacionar-se para liderança no campo laboral. Desta forma, vejo meu filho se atualizando e atento às mudanças frequentes em nossa área, que envolvem tomadas de decisões rápidas para juntos unirmos forças para vencer os desafios.

DIREITOS – Qual é o Dia Mundial do corretor de Seguros? E qual é o motivo da existência dessa data?

Marilúcio Dantas – O dia mundial do corretor de seguros é comemorado sempre em 12 de outubro. A data criada para homenagear os profissionais de nossa área, foi definida em 1970, na Argentina, durante o Encontro Mundial de corretores de Seguros.

DIREITOS – Quem está autorizado a exercer a profissão de corretor de seguros?

Marilúcio Dantas – As pessoas aprovadas no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

DIREITOS – Como é o dia a dia de um corretor de seguros?

Marilúcio Dantas – O corretor de seguros, enfrenta grandes desafios para melhor atender os anseios, desejos e as necessidades dos seus clientes, tornando o seu dia a dia, muito acelerado e competitivo, principalmente nesta fase difícil de pandemia, em que todos nós vivemos, trabalhando no modelo remoto e home office, em busca do cumprimento de metas e atingimento dos objetivos.  Prezamos pela confiança, que diz muito ao nosso modelo organizacional. Desta forma, vivenciamos as nossas experiências diárias, assim como, todos os corretores de seguros, buscam através das suas inspirações de carregar a bandeira, para melhor atender os seus clientes, no intuito de dar o seu melhor.

DIREITOS – Porque devo fazer um seguro? Quais são os bens, equipamentos e / ou serviços que posso fazer um seguro?

Marilúcio Dantas – Para garantir uma proteção capaz de cobrir prejuízos imediatos advindo de um sinistro ou ocorrências inesperadas, devidos as perdas dos bens, equipamentos, moveis e utensílios e / ou serviços, com fito na reparação. Nesse caso, você e sua família estarão cobertos e protegidos pela apólice de um seguro. Os bens que podem fazer um seguro são vários, destacamos: Os automóveis pequenos, médios e grandes, motocicletas, bicicletas, casas residenciais, empresas, maquinas e equipamentos empresarias e pessoais (tratores, celulares etc.), como também, os seguros ligados a vida e saúde, tais como: seguro saúde, seguro de vida individual e coletivo etc. 

DIREITOS – Recentemente a NOVA LIDERANÇA CORRETORA DE SEGUROS, mudou-se de endereço, para a Avenida Aziz Maron, 1.067, 12º andar. Condomínio Empresarial Jequitibá Trade Center, Góes Calmon, ao lado do Shopping Jequitibá na cidade de Itabuna? Quais foram os motivos dessa mudança?

Marilúcio Dantas Ramos –  Sim. Os motivos dessa mudança, ocorreram devido ao posicionamento da empresa, quanto a análise estrutural e estratégia competitiva. Segundo, Michael E. Porter, em seu livro, Estratégia Competitiva, numa das séries de abordagens sobre o assunto, escreveu o seguinte: “posicionar a empresa de modo que as suas capacidades proporcionem a melhor defesa contra o conjunto existente de forças competitivas”. E, desta forma, melhoramos a posição relativa de nossa empresa, tomando por base a estratégia da diversificação nas vendas dos produtos, e melhorando os nossos canais de distribuição com o aproveitamento do potencial do negócio e do atendimento personalizado ao cliente, despertando confiabilidade em nossas prestações de serviços.

DIREITOSO que diferencia a Nova Liderança Corretora de Seguros das demais corretoras na região?

Marilúcio Dantas – O nosso posicionamento enfatizado acima, levando em consideração 39 anos de experiência na área de seguros, os nossos relevantes serviços prestados a nossa comunidade e região, atendendo aos clientes com dedicação e comprometimento, embasado no lema: “desafio de inspirar confiança” e com objetivo de oferecer os mais variados produtos com qualidade, e que atendam às necessidades de nossos clientes.  

DIREITOSQuais são as dicas que o Senhor pode dar para quem precisa contratar os serviços de um corretor de seguros?

Marilúcio Dantas – Procurar um corretor de seguros, com habilitação profissional na SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, com isso, trará mais segurança e tranquilidade no momento da contratação de um seguro; Verificar se o corretor de seguros é credenciado e sem nenhum impedimento na SUSEP; Confirmar a solidez do corretor e ou corretora de seguros no mercado que atua; Verificar a sua experiência na área e tempo na profissão no mercado, com isso oferecem mais credibilidade aos seus clientes; Verifique a opinião e indicação de pessoas conhecidas que já possuem seguros; Analisem os valores dos produtos seguros, eles são variáveis e dependem de diversos fatores, entre eles o perfil do segurado, o CEP onde residem, as características do bem segurado e principalmente os tipos de coberturas que o seguro oferece, buscando sempre as coberturas que atendam às necessidades do cliente;

            Por fim, seguindo as dicas acima, dará a certeza de fazer toda a diferença no momento da contratação do seu seguro.

DIREITOS – E para quem deseja tornar-se um corretor de seguros?

Marilúcio Dantas– É preciso ser maior de 18 anos e possuir ensino médio completo; ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, através da ENS – Escola Nacional de Seguros, sendo a instituição reconhecida pela formação dos profissionais nessa área; sendo aprovado, deverá certificar junto a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); escolher entre trabalhar com pessoa física ou pessoa jurídica. Desta forma, seguir a tendência atual do mercado de seguros em atuar de maneira cada vez mais regularizada e organizada, pois é um mercado amplo e em expansão.

DIREITOS – Quais as suas considerações finais?

Marilúcio Dantas –   O mercado no segmento de seguros atualmente, passa por transformações drásticas, no tocante a profissão dos corretores de seguros. Diante de todas as mudanças que ocorrerão em nossa carreira profissional, o impacto da pandemia em todo o mundo, deixará marcas jamais esquecidas em todos os setores da economia global, e que as transformações organizacionais já estão acontecendo, para que possamos vencer os desafios que estão a nossa frente. Foi na profissão de corretor de seguros, que encontrei o caminho para vida, constituindo uma linda família e tornando uma pessoa cada dia melhor.

Marilúcio Dantas – Nasci na cidade maravilhosa de Rio de Contas – BA., filho de Findalisio Trovão Ramos e Aidê Dantas Ramos, ambos de origens rio-contenses. A minha chegada a Itabuna – BA, foi em 1989, quando trabalhava na BRADESCOR S/A – Corretora de Seguros, empresa pertencente a organização Bradesco S/A, e fui transferido da cidade de Itamaraju – BA, onde trabalhava a mais de seis anos e constituir família, para Itabuna-BA., com a finalidade de atuar na supervisão da área de seguros na região sul e extremo sul do estado da Bahia.

DIREITOS – Porque dentre várias profissões, optou em ser corretor de seguros? E, quando começou a atuar nessa área?

Marilucio Dantas – não escolhi ser corretor de seguros, na minha geração fomos ensinados pelos nossos pais, que após a conclusão do 2º grau, teríamos que trabalhar para ajudar a família. Após a conclusão do curso no final dos anos 80, inaugurou uma agência bancária do Banco Bradesco S/A, na minha cidade, participei de uma entrevista e fui escolhido, para atuar na área de seguros. A minha admissão ocorreu em 12/06/1981, na Unidade Central e Planejamento de vendas, empresa de seguros do banco, que posteriormente fui alocado para a nova empresa criada pelo grupo, a Bradescor S/A – corretora de seguros, onde permaneci até 1991.

DIREITOSO senhor tem dois filhos, Nayara Reis Ramos, formada em Biomedicina e estudante de Medicina e Allec Fabiann dos Reis Ramos, formado em Sistema de Informação, corretor de seguros e com MBA em seguros e resseguros, sendo que este seguiu os passos do pai. Como é ter um filho seguindo a profissão do pai e ajudando a administrar a Nova Liderança Corretora de Seguros?

Marilúcio Dantas – Sinto-me um pai felizardo, com dois filhos maravilhosos, ambos, trilhando os seus caminhos com muita dedicação e comprometimento. Ter um filho seguindo a minha profissão e ajudando-me a administrar a nossa empresa, traz uma certa tranquilidade na sucessão empresarial para passar o bastão do comando e ter tempo para ensinar, aprender e trocar experiências empreendedoras no dia a dia, vivenciando com veemência os mecanismos que a compunham, como: departamentos, parceiros, fornecedores e principalmente a relação de como lidar com os funcionários e clientes, na busca de melhor relacionar-se para liderança no campo laboral. Desta forma, vejo meu filho se atualizando e atento às mudanças frequentes em nossa área, que envolvem tomadas de decisões rápidas para juntos unirmos forças para vencer os desafios.

DIREITOS – Qual é o Dia Mundial do corretor de Seguros? E qual é o motivo da existência dessa data?

Marilúcio Dantas – O dia mundial do corretor de seguros é comemorado sempre em 12 de outubro. A data criada para homenagear os profissionais de nossa área, foi definida em 1970, na Argentina, durante o Encontro Mundial de corretores de Seguros.

DIREITOS – Quem está autorizado a exercer a profissão de corretor de seguros?

Marilúcio Dantas – As pessoas aprovadas no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

DIREITOS – Como é o dia a dia de um corretor de seguros?

Marilúcio Dantas – O corretor de seguros, enfrenta grandes desafios para melhor atender os anseios, desejos e as necessidades dos seus clientes, tornando o seu dia a dia, muito acelerado e competitivo, principalmente nesta fase difícil de pandemia, em que todos nós vivemos, trabalhando no modelo remoto e home office, em busca do cumprimento de metas e atingimento dos objetivos.  Prezamos pela confiança, que diz muito ao nosso modelo organizacional. Desta forma, vivenciamos as nossas experiências diárias, assim como, todos os corretores de seguros, buscam através das suas inspirações de carregar a bandeira, para melhor atender os seus clientes, no intuito de dar o seu melhor.

DIREITOS – Porque devo fazer um seguro? Quais são os bens, equipamentos e / ou serviços que posso fazer um seguro?

Marilúcio Dantas – Para garantir uma proteção capaz de cobrir prejuízos imediatos advindo de um sinistro ou ocorrências inesperadas, devidos as perdas dos bens, equipamentos, moveis e utensílios e / ou serviços, com fito na reparação. Nesse caso, você e sua família estarão cobertos e protegidos pela apólice de um seguro.

DIREITOS – Recentemente a NOVA LIDERANÇA CORRETORA DE SEGUROS, mudou-se de endereço, para a Avenida Aziz Maron, 1.067, 12º andar. Condomínio Empresarial Jequitibá Trade Center, Góes Calmon, ao lado do Shopping Jequitibá na cidade de Itabuna? Quais foram os motivos dessa mudança?

Marilúcio Dantas Ramos –  Sim. Os motivos dessa mudança, ocorreram devido ao posicionamento da empresa, quanto a análise estrutural e estratégia competitiva. Segundo, Michael E. Porter, em seu livro, Estratégia Competitiva, numa das séries de abordagens sobre o assunto, escreveu o seguinte: “posicionar a empresa de modo que as suas capacidades proporcionem a melhor defesa contra o conjunto existente de forças competitivas”. E, desta forma, melhoramos a posição relativa de nossa empresa, tomando por base a estratégia da diversificação nas vendas dos produtos, e melhorando os nossos canais de distribuição com o aproveitamento do potencial do negócio e do atendimento personalizado ao cliente, despertando confiabilidade em nossas prestações de serviços.

DIREITOSO que diferencia a Nova Liderança Corretora de Seguros das demais corretoras na região?

Marilúcio Dantas – O nosso posicionamento enfatizado acima, levando em consideração 39 anos de experiência na área de seguros, os nossos relevantes serviços prestados a nossa comunidade e região, atendendo aos clientes com dedicação e comprometimento, embasado no lema: “desafio de inspirar confiança” e com objetivo de oferecer os mais variados produtos com qualidade, e que atendam às necessidades de nossos clientes.  

DIREITOSQuais são as dicas que o Senhor pode dar para quem precisa contratar os serviços de um corretor de seguros?

Marilúcio Dantas – Procurar um corretor de seguros, com habilitação profissional na SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, com isso, trará mais segurança e tranquilidade no momento da contratação de um seguro; Verificar se o corretor de seguros é credenciado e sem nenhum impedimento na SUSEP; Confirmar a solidez do corretor e ou corretora de seguros no mercado que atua; Verificar a sua experiência na área e tempo na profissão no mercado, com isso oferecem mais credibilidade aos seus clientes; Verifique a opinião e indicação de pessoas conhecidas que já possuem seguros; Analisem os valores dos produtos seguros, eles são variáveis e dependem de diversos fatores, entre eles o perfil do segurado, o CEP onde residem, as características do bem segurado e principalmente os tipos de coberturas que o seguro oferece, buscando sempre as coberturas que atendam às necessidades do cliente;

            Por fim, seguindo as dicas acima, dará a certeza de fazer toda a diferença no momento da contratação do seu seguro.

DIREITOS – E para quem deseja tornar-se um corretor de seguros?

Marilúcio Dantas– É preciso ser maior de 18 anos e possuir ensino médio completo; ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, através da ENS – Escola Nacional de Seguros, sendo a instituição reconhecida pela formação dos profissionais nessa área; sendo aprovado, deverá certificar junto a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); escolher entre trabalhar com pessoa física ou pessoa jurídica. Desta forma, seguir a tendência atual do mercado de seguros em atuar de maneira cada vez mais regularizada e organizada, pois é um mercado amplo e em expansão.

DIREITOS – Quais as suas considerações finais?

Marilúcio Dantas –   O mercado no segmento de seguros atualmente, passa por transformações drásticas, no tocante a profissão dos corretores de seguros. Diante de todas as mudanças que ocorrerão em nossa carreira profissional, o impacto da pandemia em todo o mundo, deixará marcas jamais esquecidas em todos os setores da economia global, e que as transformações organizacionais já estão acontecendo, para que possamos vencer os desafios que estão a nossa frente. Foi na profissão de corretor de seguros, que encontrei o caminho para vida, constituindo uma linda família e tornando uma pessoa cada dia melhor.