Entrevista

“A nossa ênfase, tem sido na conservação do pouco que resta do nosso patrimônio material”

O portal de notícias www.jornaldireitos.com e o jornal DIREITOS entrevistam o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus (IHGI), Euzner Teles.

DIREITOS – Quem é o presidente Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus (IHGI) Euzner Teles?

EUZNER TELES – Sou natural de Ilhéus, licenciado em Filosofia pela UESC, publiquei crônicas no extinto Diário da Tarde, no Diário de Ilhéus, no A Região, e em outras publicações regionais. Fiz diversas incursões musicais, tendo começado a cantar em família ao lado dos avós, tios e mãe. E sou funcionário público, educador e integro a gestão da Escola Modelo de Ilhéus (CMLEM).

DIREITOS – Quando e por quem foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus (IHGI)?

EUZNER TELES – No dia 28 de junho de 1953, sob a orientação do professor Leopoldo Campos Monteiro, catedrático de História do Brasil, no Ginásio Municipal de Ilhéus, atual I.M.E. Ele, dentre tantas contribuições, fez o hino do município, elaborou a bandeira, e foi quem sugeriu, numa visita a Câmara de Vereadores, a criação de uma lei que instituísse o ensino obrigatório da História de Ilhéus, como matéria a pratica educativa nos estabelecimentos escolares mantidos pelo município. A lei 2.550/95, fora criada pelo então vereador Nizan Lima.

DIREITOS – Quais são os objetivos e finalidades do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus?

EUZNER TELES – Tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de História, Geografia e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico municipal.

DIREITOS – Qual o balanço o senhor faz da atuação do IHGI ao longo dos anos de sua fundação?

EUZNER TELES – Álvaro Melo Vieira, um intelectual educado na Suíça, e também importante na educação, foi o primeiro presidente do à época Instituto Histórico de Ilhéus.

Tinha bastante prestígio, tornando-se inclusive prefeito da cidade. (1946-1947). Com a morte dele, e a mudança do professor Leopoldo Campos para Brasília, arrefeceu o entusiasmo.

Então, um grupo formado por Antônio Pereira Souza, Ariston Cardoso, José Carlinhos, Vicente Pires, Eléus Leonardo de Sá e Arléo Barbosa, mantiveram a chama acesa, para que no futuro ele encontrasse o seu verdadeiro lugar. O grifo, é do professor Arléo Barbosa.

Em 1981, no Centenário da cidade, da nova alavancada a entidade com o incentivo do escritor Fernando Sales. Entretanto, o “novo” Instituto renasceu em termos de organização e participação nos eventos históricos do município ao assumir a presidência Manuel Carlos Amorim de Almeida que era sócio fundador do órgão. Cercado de pessoas afinadas e competentes Manuel Carlos colocou em evidência o Instituto Histórico de Ilhéus, que entrou em nova fase. 

Houve reforma nos estatutos em 2006 e o Instituto passou a ser também geográfico, com a denominação de Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.

Depois André Luís Rosa Ribeiro, dirigiu a entidade com bastante zelo.

É doutor em História, e costuma dizer que o melhor título que possui, é a certidão de nascimento que comprova ser Ilhéus a sua terra natal.

No dia 19 de março de 2015, na Academia de Letras, sede provisória, José Nazal assume a presidência da entidade, e face ao fato de ter sido eleito vice prefeito, assumi a presidência do Instituto.

Diante do exposto, pode-se perceber que a entidade tem permanecido atenta, no sentido de como bem colocou o confrade Arléo Barbosa, de que manteremos nos em atitude de alerta, para que o I.H.G.I., encontre o seu verdadeiro lugar. 

DIREITOS – O Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus só aceita em seu quadro de filiados moradores da cidade de Ilhéus?

EUZNER TELES – Não. O estatuto não contém nenhuma proibição nesse sentido. 

DIREITOS – Quais são os critérios para ser aceito como membro do IHGI? E quantos filiados tem atualmente o IHGI?

EUZNER TELES – O principal critério é que o novo associado tenha interesse na história e geografia de Ilhéus, seja ele estudante, professor ou mesmo cidadão comum. 

DIREITOS – Quais são os endereços físico e virtual e telefone (s) de contato (s) do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus?

EUZNER TELES – Estamos no endereço provisório da Academia de Letras de Ilhéus, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, nº 39, Centro, Ilhéus – Bahia, CEP: 45.653-330. E-mail: ihgideilheus@outlook.com e WhatsApp: 73 99136-3110 e face

https://www.facebook.com/Instituto-Hist%C3%B3rico-e-Geogr%C3%A1fico-de-Ilh%C3%A9us-112563087579921.

DIREITOS – Quem compõe a atual diretoria do IHGI e suas respectivas funções?

Euzner Teles – Euzner Teles (Presidente), Isaac Albagli (Vice-Presidente), André Rosa (Tesoureiro), Alfredo Silveira (Bibliotecário), Raymundo Sá Barreto Neto (Secretário), Jonildo Glória (Assessor de Comunicação) e Arléo Barbosa (Presidente da Assembleia).

DIREITOS – Quais são as propostas dessa nova diretoria?

Euzner Teles A nossa ênfase, tem sido na conservação do pouco que resta do nosso patrimônio material. Encaminhamos, em 2017, ofício ao prefeito Mario Alexandre, pedindo a retomada do processo de expropriação do prédio da União Protetora dos Artistas e Operário de Ilhéus, inaugurado em 1922, com o lema Deus, Pátria e Trabalho, tombado em 1996, pelo Decreto Municipal 026/93, com o objetivo de dar uma utilidade ao prédio histórico, um dos mais belos sítios da área do antigo porto. 

E, com o recente desabamento de parte da estrutura de um prédio histórico, com mais de 100 anos, situado na Praça Coronel Pessoa, levou-nos a acentuar o apelo sobre a necessidade urgente da restauração, recuperação e reutilização dos prédios públicos que compõem o sítio histórico cultural da cidade. Nesse sentido, também encaminhamos, como amplamente divulgado. Ofício à prefeitura, cobrando a atenção necessária ao fato. E objetivamos ver também a aplicabilidade da lei 2.550/95, bem como conseguirmos uma sede própria, ressalto o fato de termos conseguido, por intermédio do meu antecessor, José Nazal, vice-prefeito à época, uma sala em regime de comodato na Biblioteca Adonias Filho, sendo depois o imóvel desativado, e acrescentamos a realização do inventário do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus.

DIREITOS – Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus desenvolve parcerias com outras instituições da cidade e/ou região?

Euzner Teles – O estatuto prevê essa possibilidade, e no momento estamos estreitando os contatos para firmar parcerias fortes com a Prefeitura de Ilhéus, UESC e outras entidades.