Entrevista

O site www.jornaldireitos e o jornal DIREITOS em comemoração ao Dia do Médico – 18 de Outubro, entrevistam Dr. Jairo Santiago de Novaes, clínico geral que atua no sul da Bahia

DIREITOS – Onde o Senhor estudou e em que ano concluiu o curso de Medicina? E Por que escolheu essa profissão? 

Jairo Novaes – Estudei medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o concluí no ano de 1977.  Desde os 13 anos, a medicina me atraía e, no vestibular, não hesitei em escolher aquele curso. Escolhi a profissão dentro do preceito curar quando puder, mas consolar sempre.

DIREITOS – Por que optou pela Pediatria?

Jairo Novaes – Quando estudava, pretendia ir para o interior e, durante nove anos, cliniquei no sertão da Bahia. Na realidade, o médico que trabalha longe dos grandes centros, atende crianças e adultos, indistintamente.

DIREITOS – Tem mais algum outro médico na família?

Jairo Novaes – Sim, uma sobrinha que clinica no Estado de Sergipe.

DIREITOS – Qual a concepção de Médico da Família?

Jairo Novaes – O médico de família existe desde o tempo de Hipócrates, mas só recentemente, essa abordagem foi melhor delineada. Acredito que o médico ajuda melhor o paciente quando aquele se ocupa de levar saúde para toda a família.

DIREITOS – Por que 18 de Outubro é considerado o Dia do Médico? E qual a importância dessa data?

Jairo Novaes – O dia 18 de outubro se refere ao dia do nascimento de São Lucas, um dos evangelistas e que escreveu também Atos dos Apóstolos. Como se sabe São Lucas era médico e a data do seu nascimento ficou consagrada aos médicos. A importância da data é um momento de homenagear aqueles profissionais, e lembrar o juramento hipocrático de tratar todos pacientes com dignidade independente de sua condição financeira, ideológica, filosófica etc.

DIREITOS – Como tem sido sua experiência de quase uma década em colaborar/assinar a coluna Dicas Médicas publicada no jornal DIREITOS (impresso e online)?

Jairo Novaes – Sinto-me feliz em poder levar em linguagem simples informações sobre medicina aos leitores e leitoras do jornal DIREITOS.

DIREITOS – Qual/quais o (s) critério (s) que utiliza para escolher os temas que escreve para o jornal?

Jairo Novaes – Escolher temas como Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial, doenças que afetam mais comumente à nossa comunidade.

DIREITOS – Que conselho dá para o jovem que deseja cursar medicina?

Jairo Novaes – Primeiramente, ter vocação. Vitor Hugo dizia que a porta do médico jamais deveria permanecer fechada.  Preparar-se para os plantões, sabendo que, ao ser chamado para um atendimento, atender incontinenti o doente. E também, saber perdoar aquele que deseja denegri-lo.