Entrevista

O site de notícias www.jornaldireitos e o jornal DIREITOS em comemoração ao Dia do Médico – 18 de Outubro, entrevistam Dr. Eduardo Veloso Leahy, Ginecologista e Especialista em Reprodução e Fertilização Humana, com atuação no Estado da Bahia.

Eduardo Veloso Leahy – É médico pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Graduado/1990), especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (SP), pós graduado em Reprodução Humana pela Unip/Gera (SP), Diretor-médico da Clínica Reproduz/Invitro e da Mater Clinica. Além de membro do corpo clinico da Clínica Cenafert (Salvador) e da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).

DIREITOS – Onde cursou e em que ano concluiu o curso de Medicina? E Por que escolheu essa profissão?

Eduardo Leahy – Cursei na Escola de Ciências Medicas de Alagoas (Maceió/AL) e conclui em 1990. Tive uma tendência familiar para esta escolha, pois vi meu pai exercer brilhantemente esta profissão e me encantou o fato de cuidar de pessoas.

 DIREITOS – Por que escolheu a ginecologia e a obstetrícia?

Eduardo Leahy – Foi espelhado também pela especialidade do meu pai, que era ginecologista e obstetra.

DIREITOS – Além do Senhor tem mais algum outro médico na família?

Eduardo Leahy – Sim, além do meu pai John Meneses Leahy (in memoriam), meu irmão John Menezes Leahy Filho, meu filho Igor Leão Gomes Leahy e minha filha Lorena Leão Gomes Leahy que está cursando o quarto ano (8º semestre) de medicina.

DIREITOS – Em que momento deve se suspeitar de uma infertilidade conjugal?

Eduardo Leahy – Casais que tenham uma atividade sexual frequente, pelo menos três vezes por semana, sem nenhum método de prevenção em um ano e que não consigam engravidar, vale a pena investigar. Esta regra vale para mulheres com até 30 anos de idade.

DIREITOS – Onde há um índice maior de infertilidade no sexo masculino ou feminino?

Eduardo Leahy – Hoje o homem participa com 30% da taxa de infertilidade e a mulher também com os mesmos 30%, os dois em torno de 20% e a infertilidade sem causa aparente com 20%.

DIREITOS – Quais as causas mais comuns de infertilidade feminina?

Eduardo Leahy – AEndometriose, doença multifatorial inflamatória que compromete a pelve feminina provocando dores pélvicas intensas durante o ciclo menstrual podendo levar a infertilidade por causar aderências nas trompas e assim comprometendo o processo gestacional por impedir o trajeto do óvulo ao útero.

DIREITOS – E a masculina?

Eduardo Leahy – AVaricocele, que são varizes testiculares no plexo pampiniforme no homem dificultando a irrigação dos testículos e epidídimo levando a uma diminuição na produção e na qualidade do espermatozoide.

DIREITOS – Em quais endereços o Senhor atende?

Eduardo Leahy – Na clínica de reprodução humana Reproduz/Invitro e Mater Clínica, ambas localizadas no Ed. Jequitibá Trade Center, salas 701 a 708 e 810, telefone (73) 3026 3294, na Ecodiagnose Clínica de Ultrassonografia, no Ed. Benjamin de Andrade, 5º andar, centro – Itabuna.

DIREITOS – Por que 18 de Outubro é considerado o Dia do Médico? E qual a importância dessa data para a comunidade médica?

 Eduardo Leahy – Tem origem cristã e é uma homenagem a São Lucas, que foi médico e nasceu no 18 de Outubro no século I, d.C, considerado patrono dos médicos desde o século V. E esta data tem uma importância figurativa, porque faz lembrar a sociedade que os médicos estão sempre presentes na necessidade da saúde, e que somos humanos, contudo, não podemos errar, pois nosso erro pode custar uma vida, sendo que o nosso acerto se refere a sermos um instrumento da vontade de Deus.

DIREITOS – Que conselho dá para os jovens que desejam cursar medicina?

Eduardo Leahy – Hoje os jovens estão buscando cada vez mais cedo sua independência, especialmente a financeira, que passa por uma escolha profissional para se chegar a este fim, e a medicina é uma profissão apaixonante que depende muito do investimento pessoal (dedicação) para crescer e passar a ser um profissional de referência.