Entrevista

O site www.jornaldireitos.com e o jornal DIREITOS entrevistam Dr. Aderbal Guilherme Souza Ferreira, clínico geral e geriatra que atua no sul da Bahia a mais de 5 décadas

DIREITOS – Quem é Dr. Aderbal Guilherme Souza Ferreira? Onde nasceu? 

Aderbal Ferreira – Nasci em Itabuna no dia 25/6/4937, filho de Betilde José Ferreira e Nemesia Maria Sousa Ferreira, nascidos respectivamente em Ilhéus e Belmonte. Essa união gerou quatro filhos, sendo Glória, Ronilda, José Bonifácio e eu.  Vivi toda a minha vida ligada a medicina, que me deu amor e vontade de fazer o bem ao outrem. Sou um simples mortal amante dos três pontinhos, regido pelo compasso e esquadro e temente a Deus (GADU), sendo também manso e humilde de coração, nascido na cidade de itabuna e criado na fazenda duas barras (Bairro São Caetano), quando na época não tínhamos o progresso de hoje e a vida era pacata, usava-se o animal como meio de transporte. E não existia a ponte Lacerda (São Caetano) para irmos ao centro da cidade, com isso tínhamos  que atravessar de canoa que no máximo cabia tres pessoas.

DIREITOS – Onde o senhor cursou e em que ano concluiu o curso de medicina?

Aderbal Ferreira – Desde criança sonhava em ser médico, nesta época eu acompanhava minha avó ao posto médico no lactário, daí adveio a paixão pela medicina. Estudei no colégio Divina Providência da diretora Lindaura Brandão, onde conclui o ensino primário e o secundário conclui no Colégio Antônio Vieira no bairro do Garcia na cidade de Salvador. E depois fiz o vestibular e ingressei no curso de medicina da UFBA em 1962, localizado no Terreiro de Jesus (Pelourinho) também na capital baiana, vindo a conclui-lo em 1968. Tambem fiz o curso de extensão no pronto de socorro do bairro do Canela e as aulas naquela época eram no anfiteatro na Faculdade de Medicina e no Hospital Edgar Santos.

Depois de formado fui trabalhar no hospital da cidade satélite de Taguatinga – DF,  lá recebi um convite para trabalhar em Jataí no interior de Goiás, onde fiquei por um ano, e depois recebi mais um convite para trabalhar em Jussari, então distrito de itabuna, onde atuei por mais de dez anos. E casado e com filhos em idade escolar, mudei para Itabuna e passei a trabalhar nos Hospitais Maria Gorete e Manoel Novaes, bem como atuei em alguns plantões no Hospital Santa Cruz, além do meu consultório no centro de nossa cidade.

DIREITOS – E por que escolheu a profissão de Médico?

Aderbal Ferreira – Escolhi a profissão de médico por  vocação, amor e vontade de ajudar o próximo. E ainda me lembro dos professores do curso: Estacio de Lima, Medicina Legal, Rafael Menezes de Anatomia e dos seus assistentes Brito e Estela; Carlos Geraldo de Biofísica, Túlio de Histologia, Erlom Pinto de Farmacologia, Pedreira e Pires da Veiga, Jorge Novis de Fisiologia, Rodolfo Teixeira e Prata, ambos de Medicina Tropical, que foram fundamentais para me apaixonar ainda mais pela medicina.

DIREITOS – O Dr. então tem mais de 50 anos de dedicação a medicina?

Aderbal Ferreira – Sim, tenho 54 anos de dedicação a medicina. E graças a Deus continuo atuando e praticando, clina geral, geriatria e medicina do trabalho, além de ser cofundador da Unimed de Itabuna.

DIREITOS – O que é a medicina para Dr. Aderbal Ferreira? 

Aderbal Ferreira – A medicina para mim é a arte do saber salvar vidas e aliviar o sofrimento do próximo. É fazer o bem, colocar a fé, a razão e a ciência em cheque, procurando extrair e tirar o melhor de si mesmo.

DIREITOS – Por que a escolha pelas áreas de clínica geral e geriatria? 

  Aderbal Ferreira – Porque na minha época de formação em medicina  a área de clínica geral e geriatria eram bem conceituadas como medicina da familia, podendo entrar nos lares a qualquer hora e momento quando solicitado. E para ter um campo abrangente, porque lidar com a população geral tentando amenizar suas queixas e dores. Segundo Hipócrates a  medicina é arte de curar. E na geriatria para dar maior assistência e qualidade de vida aos idoso.

DIREITOS – Há outros médicos na família? 

Aderbal Ferreira – Tenho quatro filhos frutos do casamento com a educadora Olga Ferreira, que por mais de duas décadas foi vice-direitora do Colégio Estadual Félix Mendonça. Desses quatro filhos duas optaram por seguir a mãe na área educacional, a profesoras Andreia, que é formada em Letras com Inglês e Alexandra em Geografia. Na área de saúde temos Ana Paula que é formada em Enfermagem e Mauricio técnico em ECG.

DIREITOS – O que é ser clínico geral e geriatra? E como o médico especialista nestas áreas contribui com o melhor viver do ser humano?

Aderbal Ferreira – É o profissional responsável para diagnosticar as doenças desde as mais simples as mais complexas. E esse profissional deve estar disponível a todos os chamados e a todas as horas, noite e dia, e preocupado com o bem estar dos seus pacientes.

DIREITOS – Por que o 16 de março considerado o Dia do médico clínico geral? E qual a importância dessa data? 

Aderbal Ferreira – Dia 18 de outubro é o dia do médico e 16 de março do clinico geral, portanto, são datas oficiais do nosso calendário. A data é para ser lembrada como homenagem ao médico clinico, que foi confirmada em um congresso de clinica geral que aconteceu na cidade de Florianópolis – SC.

DIREITOS – Além de atender na sua clínica no edifício Lopes Cabral – Av. Cinquentenário 436- centro, Itabuna-BA, CEP 45.600-002,  (73) 3211-3619, o Dr. atende em outros locais e/ou cidades? 

Aderbal Ferreira – Sim, além da clinica, atendo na UBS do bairro Maria Pinheiro e tambem nas cidades de  Ilheus e Coaraci. No passsado recente atendi em todos os postos da cidade de itabuna e inclusive no distrito.

DIREITOS – Que conselho dá para os jovens que desejam cursar medicina? 

Aderbal Ferreira – que estude e estude muito, que se preparem, bem como tenham vocação para a profissão.

DIREITOS – Suas considerações finais? 

Aderbal Ferreira – Fiquei muito honrado com a entrevista do site e jornal DIREITOS, que me oportunizaram relembrar boas memórias da minha trajetória na medicina. A aproveito para agradecer ao meu querido amigo, mestre, advogado e jornalista vercil rodrigues pela oportunidade.