Entrevista

O site e o jornal DIREITOS entrevistam o oftalmologista Dr. Rafael Andrade, Chefe do Centro Avançado de Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio e Coordenador Geral do Mutirão do Diabético de Itabuna.

DIREITOS – Como surgiu a ONG Unidos pelo Diabetes?

Rafael Andrade – A ONG surgiu em 2016 devido a uma necessidade de uma Organização social para gerir o Mutirão do Diabetes de Itabuna, que começou pequeno em 2004 e com um aumento exponencial virou um projeto gigantesco com mobilização de milhares de pessoas ao longo desses anos, com múltiplos serviços e voluntários, apoiadores, e uma estrutura cada vez maior, com isso a ONG nasceu de um projeto, ela é filha do Mutirão do Diabetes.

DIREITOS – Qual a atuação da ONG?

Rafael Andrade – A ONG Unidos Pelo Diabetes é uma organização sem fins lucrativos que compartilha conhecimento na prevenção e tratamento do diabetes, formada por voluntários, empresários, estudantes, médicos e professores que acreditam em um futuro melhor através da promoção da saúde. Ela tem como DNA a formatação e realização de mutirões e campanhas de diabetes, eventos multidisciplinares de prevenção e rastreamento de complicações, tendo o exame do fundo de olho como uma carro chefe por ser um biomarcador poderoso para separar os pacientes de risco elevado para outras complicações. A ONG tem forte envolvimento na mobilização da sociedade na campanha do Novembro azul e do dia mundial do diabetes, que além dos mutirões, fomenta e realização uma serie de ações como pedaladas, azulões de ginástica, palestras, caminhadas, etc. Além de capacitações de estudantes, profissionais de saúde, e da atenção básica. Uma vertente cada vez mais forte, foi o fomento de mutirões em todo o Brasil, com o projeto de transferência de know-how e consultoria. Os projetos da ONG visam proporcionar ORIENTAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO GRATUITO para as principais complicações associadas ao Diabetes com intuito de diminuir sua morbimortalidade e melhora a qualidade de vida dos pacientes diabéticos. São destinados à toda Comunidade, visando atingir principalmente áreas carentes, com o objetivo de orientar e prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, cardiopatia isquêmica).

DIREITOS – O Mutirão do Diabetes está voltando?
Rafael Andrade – Na verdade, o Mutirão do Diabetes nunca parou mesmo na pior fase da Pandemia, foi modificado e realizado para um publico mais restrito com todos os protocolos de segurança e cuidados sanitários de distanciamento. Mas agora voltaremos neste ano com um formato diferente, mas novamente aberto para a comunidade. Será realizado nos dias 17 e 18 de Novembro na Terceira Via Hall das 8 as 14h.

DIREITOS – Como serão as ações do novembro da ONG UNIDOS PELO DIABETES?
Rafael Andrade – Será realizada a 18a Edição do Mutirão do Diabetes de Itabuna em um modelo controlado, dividido em duas fases, respeitando os protocolos sanitários para atendimento presencial de aproximadamente 1500 pacientes com diabetes. Na FASE 1 (dias 17 e 18/11/202) realizarão Exames do Pé Diabético, Retinografia Digital com uso de algoritmo de Inteligência Artificial e laudo por telemedicina, além de Mapeamento da Retina para classificação da retinopatia diabética e tratamento gratuito com fotocoagulação a laser para os casos de retinopatia diabética grave ou edema macular, além de avaliação angiológica para os pacientes com pé de alto risco ou feridas ulcerativas. Será realizada uma Feira de Saúde Multidisciplinar para a comunidade com vários serviços educativos e área de detecção de novos casos de diabetes com a realização de aproximadamente 3.000 testes de glicemia. Numa SEGUNDA FASE (dia 19/11/2022), SOMENTE para os pacientes graves triados (retinopatia diabética grave ou pé de alto risco) da fase 1, que serão submetidos a avaliação bioquímica (com exames de Glicemia, HbA1c, Creatinina, Colesterol Total, HDL, LDL, Sumário de Urina e Microalbuminúria), nefrológica e cardiológica, e encaminhados para tratamentos posteriores se indicado, sendo que a orientação médica final será feita pela equipe da Atenção Básica Municipal.

DIREITOS – Quais outras ações da ONG UNIDOS PELO DIABETES serão realizadas em Novembro?

Rafael Andrade – Em 06/11/2022 erá realizada a 7a edição da PEDALADA AZUL, um passeio ciclístico para toda a família, voltado à prevenção do Diabetes através da prática de exercícios físicos. São mobilizados os grupos ciclísticos da região além de toda comunidade, que participam com suas bicicletas ornamentadas e vestidos em camisas azuis, com previsão de participação de 1.500 ciclistas. Fechando o Novembro Azul 2022, no dia 27/11 na praça Rio Cachoeira, ocorrerá o AULÃO AZUL FITNESS, uma ação importante de prevenção. Aulas de atividade física para a comunidade, em praça pública, com exercícios físicos, dança, alongamento, entre outras atividades.

DIREITOS – Quantos mutirões existem no Brasil, inspirados no seu mutirão?

Rafael Andrade – Através da ONG Unidos Pelo Diabetes, o modelo do Mutirão de Itabuna vem sendo replicado, inspirando campanhas em várias cidades, por meio de consultoria à distância, cursos presenciais para mutirões nos congressos médicos, e alguns casos, com treinamento presencial em loco na própria cidade. Os Mutirões do Diabetes inspirados no modelo de Itabuna, são em sua maioria, liderados por oftalmologistas, aconteceram em 17 cidades do Brasil em 2018 e evoluindo para 24 cidades em 2019, atingindo todas as regiões do Brasil. Em 2020, somente poucas cidades chegaram a fazer alguma ação, quando em Itabuna, foi desenvolvido este novo modelo adaptado norteando todas estas cidades em 2021, neste ano passamos de 25 cidades do Brasil fazendo ações com as adaptações sanitárias, que foram inspirada, treinadas ou de alguma forma influenciadas pelo modelo de Itabuna. Os mutirões e ações nestas cidades, com apoio da experiência e consultoria da ONG, estão atingindo em poucas edições grande poder ação, ficando cada vez maiores, multidisciplinares e impactantes, e tendo como foco principal a prevenção, através de exames do fundo olho, pé e rim diabéticos, ações educativas, de mobilização e envolvimento da comunidade. Este ano esperamos que ocorram um novo recorde de mutirões, com múltiplas ações em mais de 30 cidades brasileiras, umas com mais e outras um pouco menos influencia da ONG , mas todas em conexão e muito motivadas para deixar o Brasil mais azul, seguindo as ações da IDF do dia mundial do diabetes.