Entrevista

Os jornais e sites DIREITOS e O COMPASSO entrevistam o historiador e advogado Vercil Rodrigues, que acaba de lançar o livro “José de Almeida Alcântara, o populismo em Itabuna (Direitos Editora: 2022).

Vercil Rodrigues é advogado, licenciado em História,historiador e pós-graduado (Especialização) em História Regional pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de História da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.

DIREITOS – “José de Almeida Alcântara, o populismo em Itabuna” é o seu primeiro livro publicado?

Vercil Rodrigues – Não, o primeiro foi “Breves Análise Jurídicas”, publicado no ano de 2010. Ele é o 8º livro, e todos foram todos publicados pela Direitos Editora, a mesma editora responsável pelas publicações dos jornais Direitos (desde 2009) e O Compasso (desde 2010, bem como os sites Direitos www.jornaldireitos.com e www.jornalocompasso.com.br. E esse é o nosso primeiro livro, mas na seara da História, sendo que os demais foram nas áreas jurídica, sociologia, jornalismo e maçonaria.

DIREITOS – Porque esperar 22 anos para lançar “José de Almeida Alcântara, o populismo em Itabuna”?

Vercil Rodrigues – A vida me levou por diversos caminhos. E nesse intervalo de tempo dediquei-me a estudar para concursos, fundações de academias de letras, jornais, sites, revista, palestras, magistério, dentre outros. Até que estimulado por amigos, colegas de jornalismo, advocacia e em especial da educação, decidi levar à execução um projeto, que descobri já dormitava no escaninho do subconsciente a mais de duas décadas, de transformar a pesquisa monográfica sobre “José de Almeida Alcântara, trajetória populista” apresentada no ano de 2000 no curso de pós-graduação em História Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no sul da Bahia, como um dos requisitos.

DIREITOS – Como se deu a transformação do estudo/pesquisa “José de Almeida Alcântara, trajetória populista”em livro?

Vercil Rodrigues –O estudo monográfico sofreu as devidas modificações, supressões, revisões e acréscimos necessários ao formato de um livro, mas manteve fidedignas as entrevistas e pesquisas levantadas no ano de 2000.

DIREITOS – Qual foi o caminho percorrido?

Vercil Rodrigues – “José de Almeida Alcântara, o populismo em Itabuna”, é fruto de acurada investigação sistemática das Atas do Legislativo de Itabuna, Diário Oficial do Município e jornais que circulavam nas décadas de 1950/1960, bem como na literatura nacional e regional, além das entrevistas/depoimentos de pessoas dos diversos segmentos sociais contemporâneas ao período versado, portanto, às fontes primárias e secundárias, aborda o cidadão e o político-populista José de Almeida Alcântara e suas práticas políticas.

E tudo isso sem perder de vista, o compromisso do Historiador, estampado nas palavras de Cícero (Marco Túlio Cícero, Roma Antiga), advogado, político, escritor, orador e filósofo: “O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidade ou rancores”.

DIREITOS – Qual o tema central daobra?

Vercil Rodrigues –O livro, centraliza-se nos mecanismos e estratégias populistas que levaram José de Almeida Alcântara, coletor estadual de impostos, a tornar-se líder político em Itabuna e no sul da Bahia, onde se elegeu prefeito por dois mandatos e deputado estadual, bem como o seu poder de transferir votos para quem ele apoiasse, além de ser considerado uma figura carismática, estimado por quase todos os munícipes, passando inclusive, a ser considerado como o segundo Getúlio Vargas: “O pai dos pobres de Itabuna”.

DIREITOS – E quanto as contextualizações históricas do livro?

Vercil Rodrigues – Não poderíamos falar do populismo em Itabuna sem abordarmos a figura do seu lídimo representante no município: José de Almeida Alcântara e sem contextualizarmos o conceito na América Latina e no Brasil. Portanto, José de Almeida Alcântara, o populismo em Itabuna” tem também como meta a compreensão dos contextos do populismo na América Latina e no Brasil, bem como dos contextos socioeconômicos e políticos da região e da cidade de Itabuna, que propiciaram o surgimento dessa liderança nas décadas de 1950/1960, sem deixar de fora a sua forma “peculiar” de administrar o município.

DIREITOS – “José de Almeida Alcântara, o populismo em Itabuna” é um livro de História Regional?

Vercil Rodrigues – Sim. O livro nasceu com a intenção de contribuir e ampliar a literatura da História Regional, pois entendemos que as discussões, os estudos e livros a respeito dessa área podem e devem contribuir com sua parcela, na busca do desenvolvimento para toda a região, à medida que estuda, analiticamente, a formação, os caminhos, as vicissitudes e as perspectivas que englobam a História da Região Cacaueira.

Temos a pretensão de colaborar com a História Regional, preenchendo uma lacuna, considerando a inexistência de uma obra que tivesse abordado o tema do populismo em Itabuna e a figura do cidadão e do político José de Almeida Alcântara, um dos mais carismáticos líderes políticos da História de Itabuna, quiçá o maior, que a cidade já teve.

Oportunizamos o sul da Bahia, com essa obra, o resgate de uma parte de sua História, que até então só existia na memória de poucos cidadãos, mas com essa publicação, passa a existir também sob a forma escrita.