Entrevista

Entrevista com Dr Saul Venâncio de Quadros Filho. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB-BA).

1- A Tarde – Do ponto de vista de um profissional do direito. Como o senhor classifica a administração da justiça na Bahia.

Saul Quadros – Da maneira como se encontra o funcionamento, não é possível continuar. Espero que as ações desenvolvidas pela atual mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sejam coroados de êxito.

2- A Tarde – O que a OAB baiana, sob sua liderança, tem feito em prol da correta aplicação do direito na sociedade baiana?

Saul Quadros – Lutamos pela garantia de uma Justiça rápida e célere e que os processos não se acumulem e para que a prestação jurisdicional seja efetiva, lutamos às portas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra os atos que reduziram o horário da prestação do serviço jurisdicional do TJ-BA e do TRR-BA.

3- A Tarde – E em prol da classe dos advogados, o que tem sido feito?

Saul Quadros – Valorizamos cada vez mais a atividade profissional, não só pela defesa das prerrogativas, mas também oferecendo oportunidade para a reciclagem, mediante cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes – ESAD. Também desenvolvendo atividade fiscalizadora nos diversos cursos de ensino jurídico, a fim de que a qualidade fiscalizadora nos diversos cursos, a fim de que a qualidade do ensino do direito seja o mais qualificado possível e aqueles que concluírem estejam, efetivamente, aptos ao exercício da profissão.

4- A Tarde – Na configuração atual, tendo sido difícil exercer a advocacia na Bahia? Atual crise econômica que assola o mundo globalizado tem afetado a atividade nos escritórios baianos?

Saul Quadros – Somos hoje quase 900 sociedades no Estado. A Bahia tem sido invadida por escritórios do Sul e Sudeste, mas os advogados baianos tem resistido com qualificação superior aos que vêm de fora, Contraditoriamente, toda vez que há uma crise nacional ou internacional, há também uma potencialização de problemas e o advogado, nessa hora, é chamado para intervir, abrindo ainda mais a possibilidade de atuação.

5- A Tarde – No caso do senhor que é um advogado respeitado e com um escritório solidamente constituído, qual foi, ou é, o segredo do sucesso?

Saul Quadros – Atender ao cliente como se fosse um sacerdote. Nunca deixá-lo ao desamparo. Desenvolver atividades dentro dos princípios éticos e profissionais e manter-se atualizado, reciclando-se de acordo com a doutrina e a jurisprudência das diversas áreas do direito.