Entrevista

Entrevista especial com Maria Neide dos Santos Oliveira

DIREITOS – A quanto tempo a Senhora está envolvida com a política itabunense e regional?

Neide de Carlito – Desde o ano de 1988, a 24 anos, quando Carlito do Sarinha foi eleito para o 1º mandato de vereador, daí, então venho participando e acompanhando a política municipal, regional, estadual e nacional.

DIREITOS – Quais foram as agremiações políticas que a vereadora dirigiu?

Neide de Carlito – O Partido da Mobilização Nacional- PMN-33, que fiquei como Presidente de 2003 a 2009 e, atualmente sou membro da Executiva Municipal, como Tesoureira.

DIREITOS – É mais fácil organizar partidos e coordenar candidaturas ou ser candidata?

Neide de Carlito – Com certeza ser candidata, desde que não tenha que, também, organizar Partido e coordenar campanha. Em 2008, por exemplo, tive esta experiência e foi muito difícil, pois com muitas atribuições ao mesmo tempo e com todas as responsabilidades inerentes ao cargo de dirigente partidário, sobrou menos tempo para dedicação exclusiva à campanha como candidata a Vereadora, mas apesar de todas as dificuldades alcançamos 1.376 votos na época e fiquei na suplência, assumido no mês passado o mandato.

DIREITOS – Como se deu a sua Coordenação Geral da/na candidatura do seu esposo, o vereador reeleito para o 5º mandato Carlito do Sarinha?

Neide de Carlito – Nesta campanha, como eu não era dirigente de partido, tive condições de me dedicar totalmente à campanha de Carlito do Sarinha, mas contei com o apoio de um grupo de amigos que abraçaram a causa e nos tornamos uma boa equipe, sempre colaborando uns com os outros, nas exigências das urgências que eram necessárias para o sucesso do pleito, devido ao tempo que era cronometrado até o dia da eleição. E aproveito o momento para agradecer a todos que ajudaram na campanha de Carlito direta ou indiretamente.

DIREITOS – Deu para fazer algo como vereadora em pouco mais de um mês de mandato?

Neide de Carlito – Como representante do povo, no Parlamento Municipal, além de dar sequência aos projetos que estavam em tramitação, apresentamos: indicações ao Governo do Estado, propondo a Recuperação da Pavimentação Asfáltica da BR 415 trecho entre Nova Ferradas e o Viaduto Paulo Souto, que está em péssimo estado; construção e ou ampliação de escolas para aumentar a oferta de vagas, ajudando a melhorar o ensino e a aprendizagem, diminuindo a superlotação em nossas escolas e oferecendo melhores condições de trabalho para o professor. Apresentei, também, alguns pedidos de providências ao Governo Municipal, para a recuperação de ruas, avenidas e redes de esgoto, em diversas partes da cidade. Participei da análise, discussão e aprovação do Projeto do Refis, ajudando o contribuinte a colocar em dias os seus tributos que, porventura esteja em atraso; dentre outros.

DIREITOS – A Senhora sempre atuou nos bastidores da política, ou seja, sempre coordenando campanhas, especialmente as de Carlito do Sarinha, mas agora reúne também a experiência de ser vereadora. Qual será a sua participação no mandato de Carlito do Sarinha?

Neide de Carlito – Sempre gostei muito de política e, precisamos participar sempre, vou continuar ajudando e dando a minha contribuição nos bastidores. Para mim é uma honra muito grande ter Carlito do Sarinha novamente como Vereador. Deixarei um Projeto em tramitação que, se não for aprovado ainda, nesta legislatura, com certeza, Carlito dará continuidade à sua tramitação. O Projeto visa dar Assistência Técnica Gratuita em construções populares, com o objetivo de oferecer segurança nas moradias e uma maior economia para quem precisa construir um imóvel para morar com a família e não dispõe de recursos para contratar técnicos que acompanhem sua construção.