Entrevista

Entrevista com Renato Costa Presidente reeleito do PMDB de Itabuna-BA

DIREITOS – A sua posse no dia 13/04 contou com a presença da cúpula do PMDB da Bahia, com as vindas dos Ex-Ministros Gedel Vieira Lima e João Santana, do Deputado e Presidente do PMDB da Bahia Lúcio Vieira Lima, do Deputado Pedro Tavares, pelos ex-prefeitos de Itabuna Fernando Gomes e Capitão Azevedo, pelo Vice-prefeito de Ilhéus Cacá Colchões, por vereadores de Itabuna e Ilhéus, além das presenças de presidentes de diversos partidos de Itabuna e região. Podemos dizer então que o PMDB de Itabuna está unido, prestigiado e forte?

Renato Costa – Realmente o PMDB de Itabuna está vivendo um bom momento. O Partido está unificado, organizado, e acima de tudo, os seus filiados estão motivados para enfrentar os futuros embates partidários. O “fato novo”, é a organização e crescimento do PMDB MULHER. As mulheres do PMDB estão cheias de ideias e projetos, no sentido de que o Partido esteja presente nos quatro cantos de Itabuna, com irradiação para todo o Sul da Bahia.

DIREITOS – O PMDB de Itabuna, oposição ou situação ao governo Vane do Renascer?

Renato Costa – O PMDB não está participando do Governo Vane. Mas estamos torcendo para que Claudevane venha acertar e fazer uma boa gestão. Pois a população que confiou nele, e mesmo os que não votaram, querem o melhor para a cidade. Achamos ainda cedo julgar se a sua administração vai ser boa ou não. Vamos aguardar pelo menos um semestre. Aí, se não decolar, ficam fortes, os indícios de que a sua gestão não será positiva.

DIREITOS – Existe acordo entre os partidos PMDB e o DEM na Bahia para as eleições 2014?

Renato Costa – O bom senso exige que os partidos de oposição ao Governo Jaques Wagner, estejam unidos em torno de um único nome para enfrentar a poderosa máquina de propaganda montada na Bahia para iludir a população incauta, camuflando o péssimo governo dos últimos 07 anos. Nesse enfrentamento, o PMDB, assim como os Democratas, o PSDB e outros partidos menores deverão unificarem- se em torno de um nome que já tenha alguma densidade eleitoral, pontuando bem nas pesquisas etc. Aí Sobressaem se dois nomes: ACM Neto e Geddel Vieira Lima. O primeiro um jovem político que o povo de Salvador escolheu para ser o seu prefeito e não acredito que ele possa deixar essa missão que lhe foi confiada. Além do mais, é um jovem promissor, com um pouco mais de 30 anos com um belo futuro político em sua frente. O outro nome, o Geddel, com um histórico de um político competente, de decisoes rapidas, deputado Federal de 05 mandatos, ex- -ministro da Integraçao Nacional onde realizou um excelente trabalho, do qual a Bahia muito se beneficiou. Tambem é bom lembrar que nas eleições de 2010 concorrendo ao governo obteve mais de um milhão de votos do povo baiano. Nessa ótica, o PMDB de Itabuna abraçará o Projeto Geddel Governador em 2014.

DIREITOS – Sendo seu companheiro de partido, Fernando Gomes, seria também seu provável candidato a Deputado Federal em 2014 ou a prefeito 2016, neste último considerando seu pré-lançamento nos meios de comunicação?

Renato Costa – O pmdb de Itabuna além do projeto Geddel Governador, em 2014 pretentde apresentar nomes da cidade ou da região para concorrerem a Deputados: Estadual e Federal. Esta é uma discussão que já vai começar dentro do partido e ainda não tem nenhum nome definido.

DIREITOS – Ficaram mágoas do ex-prefeito Capitão Azevedo da campanha de 2012?

Renato Costa – Nenhuma mágoa ficou. Azevedo é uma pessoa boa e de bom convívio. Houve sim, muitos erros, não somente de sua administração, da qual não participamos, seja a falta de mudança de rumo imediato, com substituição de 1º e 2º escalões, como também erros gravíssimos de campanha transformou uma eleição francamente vitoriosa em uma derrota, um quase empate. Isso foi o que aconteceu em Itabuna no último pleito.

DIREITOS – No último dia 26 de março, comemorou-se mais um ano de vida de Renato Costa, como é o olhar para trás e quais as perspectivas do futuro sob o ponto de vista político?

Renato Costa – Fiquei muito comovido e sensibilizado pelo carinho a mim dispensados pelos meus amigos e correligionários. Fiquei muito alegre e agradecido a todos pelo gesto de amizade. Recebi as felicitações com muita humildade. Foi muita generosidade. Coisa mesmo de amigos, e somente tenho é que agradecer dizendo que o meu melhor patrimônio são eles e minha família

DIREITOS – Como Renato Costa analisa a nova Executiva do PMDB de Itabuna?

Renato Costa – Comissão Executiva do PMDB itabunense é de alto nível e qualificada, ficou assim constituida: Fui reconduzido para a presidência. O 1º vice-presidente é o jovem e promissor advogado Pedro Arnaldo Martins, Ricardo Xavier é o Secretário Geral, Fernando Vita é o tesoureiro O vereador Antônio Cavalcante tambem faz parte juntamente com Erivanio Sobreira, o Babá cearense, Dr. José Zacarias professora Cecília Cattai e Alberto Elmo. Também foram eleitos membros titulares e suplentes dos conselhos de ética, fiscal e os delegados à convenção estadual.