Entrevista

UNIME Itabuna mostra compromisso com a sociedade por meio de atendimentos gratuitos à população.

Nos últimos dias 14 e 15 de maio, a UNIME Itabuna recebeu a visita do vice-presidente de Ensino Presencial da Kroton Educacional, Américo Matiello. O objetivo foi conhecer de perto as atividades realizadas pela unidade, a interação com a comunidade e a relevância dos impactos da atuação na região. A visita à instituição foi apenas a terceira realizada de uma vasta agenda que o executivo pretende cumprir ao longo do ano.

A UNIME Itabuna integra um dos maiores grupos de educação do mundo, a Kroton Educacional, com atuação no Brasil há mais de 45 anos e início das atividades em 1966. No ensino superior são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação nos formatos presencial e a distância. Na educação básica são fornecidos sistemas de ensino às escolas associadas, que compreendem material didático, serviços de treinamento, avaliação e tecnologia educacional, suportados por um robusto modelo pedagógico eficiente.

Atualmente, a Kroton Educacional atende 519 mil alunos no ensino superior, nas modalidades presencial e a distância, por meio dos 53 campi localizados em 10 Estados do Brasil e em 39 municípios, além de 487 polos ativos de graduação de EAD. Além disso, atendecerca de 287 mil alunos na educação básica divididos entre o setor privado, com 804 escolas associadas em todos os Estados do Brasil, sendo cinco no Japão e uma no Canadá, e o setor público, com atuação em uma cidade.

Como investimento social, a companhia mantém a Fundação Pitágoras, uma organização sem fins lucrativos, que viabiliza projetos educacionais em instituições públicas e privadas. O objetivo é transferir tecnologia de gestão e capacitar os profissionais para melhorar o desempenho dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Grandes números
Em 31 de março de 2013:
519 mil alunos de ensino superior e pós-graduação
487 polos ativos de EAD distribuídos por todos os estados do Brasil
53 campi, localizadas em todas as regiões do país
287 mil alunos de educação básica
804 escolas associadas no Brasil, sendo cinco no Japão e uma no Canadá

DIREITOS – Após a visita, quais as suas impressões sobre a unidade do Grupo Kroton e sua importância para a nossa região?

Américo Matiello – A educação é um dos elementos mais poderosos de transformação da sociedade, pois alavanca o desenvolvimento social e econômico de forma inegável. Foi com imensa satisfação que constatei a contribuição relevante que a UNIME tem proporcionado à região de Itabuna, fruto dos excelentes resultados alcançados nos últimos anos por conta daformação de centenas de jovens anualmente. Direção de alto nível, corpo docente qualificado e motivado, além de instalações diferenciadas são elementos que certamente contribuíram para colocar a instituição neste patamar, de líder regional do ensino superior. Motivo de orgulho para a Kroton Educacional.

DIREITOS – Segundo a revista Exame, no último mês de abril o grupo Kroton anunciou fusão com o Anhanguera, formando assim o maior grupo educacional do mundo. O que isso realmente significa?

Américo Matiello – A associação entre a Anhanguera e a Kroton representará um marco no ensino privado no Brasil. Ambas as operações permanecem de forma independente até a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão responsável por validar o negócio, que oficializará o acordo de associação entre Kroton Educacional e Anhanguera Educacional. Caso aprovada, a associação consolidará um abrangente portfólio de cursos de graduação e pós-graduação, cursos livres e de extensão, proporcionando a inclusão no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade em todo país. São mais de 2.000 cursos de graduação, mestrado e doutorado, com conceitos positivos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).
As duas instituições empregam mais de 32 mil profissionais, com um corpo docente de qualidade, configurado por especialistas, mestres e doutores das mais diversas áreas do conhecimento e representando todas as regiões do Brasil. Ambas as companhias reforçam o compromisso com a democratização da educação por meio da liderança dos programas de inclusão educacional como o FIES e o Prouni, beneficiando mais de 200 mil estudantes.

DIREITOS – Quais são as novidades da UNIME Itabuna?

Alfredo Omena – No início desse semestre a UNIMEI/tabuna inaugurou a Clínica de Enfermagem, que foi incorporada ao projeto do Centro de Promoção, Prevenção e Reabilitação de Saúde, preconizando a atuação de forma integrada das áreas da saúde e destacando a atenção básica. Os atendimentos aos pacientes são realizados por professores e estagiários dos cursos de Serviço Social, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Educação Física da instituição. Dentro deste contexto de novas perspectivas de serviços educacionais à comunidade da região, a UNIME concluiu as instalações do novo prédio que abriga o Núcleo de Tecnologia das Construções, que visa promover e consolidar os conceitos teóricos em práticos. No espaço estão instalados os laboratórios para as disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias Civil e de Produção, sendo que a primeira já foi autorizada pela comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC).
O curso de Arquitetura e Urbanismo está no 5º semestre e já atua de forma diferenciada junto à comunidade. No ano passado realizou um projeto de grande impacto e repercussão, “A cor dessa cidade sou eu”, na vila Zara. No próximo semestre entrará em operação o Núcleo de Práticas Arquitetônicas e Urbanísticas que, além de atender às finalidades acadêmicas, oferecerá apoio técnico para a comunidade local, ampliando as ações de responsabilidade social da UNIME Itabuna. A unidade anuncia a intençãode contribuir com a Prefeitura do Município por meio de uma parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de maneira que o Núcleo de Práticas Arquitetônicas e Urbanísticas possa atender gratuitamente à população, elaborando projetos de construção, ampliação e reforma de habitaçõespara munícipes de baixa renda.

DIREITOS – Por falar em responsabilidade social, que balanço o senhor faz da atuação da UNIME junto à comunidade?

Alfredo Omena – em 2012, além de participarmos de vários eventos externos, como os mutirões de saúde, o ano foi de destaque em atendimento gratuito à população em nossas clínicas: a de Fisioterapia realizou cerca 5.320 atendimentos nas áreas de saúde da mulher, ortopedia, pediatria, cardio/pneumo e neurologia; a de Farmácia realizou mais de 500 atendimentos nas áreas de atenção farmacêutica, aferição de pressão e glicemia capilar; e o Núcleo de Psicologia Aplicada realizou mais de 800 atendimentos entre adultos e crianças. Vale ressaltar também a atuação marcante do Núcleo de Práticas Jurídicas e o Balcão de Justiça que contribuíram para a solução e agilização de ações judiciais para a população. Com ações dessa relevância, estamos cumprindo com a missão do grupo, consolidando o projeto pedagógico institucional e construindo uma sociedade melhor.