Entrevista

Entrevista com Marcos Flávio Rhem da Silva presidente da OAB Subseção de Ilhéus

DIREITOS – O Sr. está à frente da OAB, subseção de Ilhéus, completando oito meses de gestão. Qual a sua avaliação do período?
Marcos Flávio Rhem da Silva – Inicialmente, gostaria de agradecer aos demais membros da diretoria a aos diversos colegas e amigos que estão nos ajudando a administrar a subseção de Ilhéus, que congrega advogados da nossa cidade, como também de Itacaré, Uruçuca, Maraú, Una e Canavieiras e, ao longo desse período conseguimos trazer de volta para Ilhéus, depois de muitos anos, os cursos telepresenciais da AASP(Associação dos Advogados de São Paulo), os quais estão contando com a presença de vários advogados, cujas aulas estão sendo assistidas na Faculdade Madre Thaís, firmamos diversas parcerias que beneficiam os colegas, realizamos cursos sobre o Processo Judicial Eletrônico, participamos do Congresso Nacional de Direito organizado pela comissão de formatura da 3ª Turma de Direito da Faculdade de Ilhéus, prestamos uma justa homenagem às Advogadas, no dia internacional da mulher, realizamos, pela primeira vez no interior do Brasil, a Caravana da Abrat (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas) e o Congresso Nordestino de Direito do Trabalho, eventos ocorridos no mês de junho e que contaram com a nata de advocacia juslaboralista nacional, tendo como palestrantes o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o renomado Cézar Britto, o Presidente da Abrat, Dr. Antonio Fabrício Conçalves, a Desembargadora Corregedora do TRT-1, Salete Macaloz, o Presidente da ABAT, Eliel Teixeira, o Ministro do TST, Claúdio Brandão, o Corregedor do TRT- 5, Dr. Valtércio Ronaldo de Oliveira, dentre outros, sendo que ainda tivemos as presenças ilustres da Presidente do nosso Tribunal, Dr. Vânia Chaves, do Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho, Dr. Pacífico Rocha, dentre outras. Fizemos uma pequena reforma na sala dos advogados da Justiça do Trabalho, onde, inclusive, implantamos Internet, uma reivindicação antiga dos colegas advogados; temos participado ativamente das discussões de todos os problemas atinentes aos municípios que integram a subseção, sendo que fomos convidados para intermediar a desocupação do Palácio Paranaguá, que estava sendo ocupado pacificamente por estudantes que reivindicavam a redução nos preços das passagens de ônibus, além de outras ações e, seguramente, ao longo dos três anos do mandato, com o apoio da classe, iremos realizar muito mais.

DIREITOS – O Sr. irá realizar outros eventos jurídicos?
MFRS – Sim, pretendemos realizar, no mínimo, dois grandes eventos de grande magnitude por ano, a exemplo dos dois que ocorreram no mês de junho e, gostaria de adiantar que Ilhéus sediará a próxima Conferência Estadual dos Advogados que acontecerá em setembro de 2014, evento esse que contará com cerca de 1.800 advogados de todo o Estado da Bahia, o qual tem a parceria com a OAB de Itabuna, sendo que aporesentei a candidatura no Colégio de Presidentes ocorrido no mês de maio e contou com o apoio maciço dos 31 presidentes de subseções. No mês de setembro, mais precisamente, entre os dias 24 e 27, realizaremos a Semana Jurídica em parceria com a Faculdade Madre Thaís, evento organizado pelo professor e coordenador do curso de direito da instituição mencionada, o advogado Josevandro Nascimento, o qual é membro diretor da nossa ESA(Escola de Advocacia). NO ano de 2014, além da conferência estadual, teremos um seminário a nível nacional, além de diversos cursos e palestras.

DIREITOS – Estamos acompanhando a celebração de diversos convênios para os advogados. Como estão sendo feitos e quais são os parceiros da OAB de Ilhéus?
MFRS – Ao longo do nosso mandato, celebramos inúmeras parcerias, onde conseguimos descontos diversos para os advogados inscritos na nossa subseção, sendo que os advogados do interior pagam o mesmo valor de anuidade que os de Salvador e nós quase não temos benefícios, ao contrário dos colegas da capital e, com o nosso conhecimento, procuramos empresas de ramos diversos e conseguimos descontos para advogados(as), estagiários, alguns extensivos aos familiares, citando como exemplos diversos restaurantes como Kenichi Grill, Vesúvio, Maróstica, Alimentar, Rosa dos Ventos, Churrascaria Recanto Gaúcho, Volp Club, a Rede de Farmácias Cidade Nova, a Loja Beauty Baby, a loja de Decorações Zum, a Clínica de Olhos Cenoe, a Danny Festas e Eventos, especializada em festas infantis, a Bella Casa Móveis Modulados, a Faculdade Madre Thais, Faculdade de Ilhéus(Cesupi), Praça do Mestre, a Academia Inove, “Studio de Pilates Júlia Mendonça, além de óticas, laboratórios de análises clínicas, dentre outras e ainda estamos negociando com muitas empresas e, brevemente, a lista será ampliada.

DIREITOS – O Sr. pode informar como funcionam os descontos?
MFRS – Os advogados(as), estagiários (as) bastam apenas apresentar, nos estabelecimentos conveniados, a carteira da OAB ou da CAAB e passam a usufruir dos descontos, os quais variam de 5 até 30%, a depender do local, sendo que alguns também foram ampliados para familiares, como a Faculdade Madre Thaís, que concede descontos de 10% nas mensalidades para os cônjuges, filhos e dependentes, do mesmo modo, a Bella Casa Modulados e a Danny Festas.

DIREITOS – Como está a situação da sede própria?
MFRS – Este é um sonho antigo dos nossos colegas advogados, sendo que a nossa subseção tem 78 anos, sendo a mais antiga do interior da Bahia e merecemos a nossa sede, a qual será adquiria em breve, contando com o apoio irrestrito do Presidente Luiz Viana e de toda a diretoria do Conselho Seccional, além da chancela do Presidente do Conselho Federal, Dr. Marcos Vinicius, e, posso assegurar que teremos uma sede digna, ampla e muito bem localizada, ideal para atender os anseios da nossa classe.

DIREITOS – O dia 11 de agosto é feriado forense. Haverá alguma comemoração feita pela subseção de Ilhéus?
MFRS – Esse foi o dia em que houve a implantação do primeiro curso jurídico no Brasil, sendo que é o dia do advogado. Ocorre que, no ano corrente, irá coincidir com o dia dos pais e, a fim de atender às reivindicações dos advogados, os quais pediram que realizássemos as festividades em outra data, visando a celebração como os seus filhos e familiares, iremos fazer uma grande festa no dia 17 de agosto, a qual ocorrerá no Iate Clube de Ilhéus, a partir do meio dia, onde haverá uma grande confraternização da classe, inclusive com sorteio de dezenas de brindes e música ao vivo, aproveitando o ensejo para convidar todos os colegas para que possam prestigiar.