Entrevista

Entrevista com Rosemeire dos Santos Guerra, diretora do Colégio Estadual Félix Mendonça.

DIREITOS – Professora Rosimeire há quanto tempo a Senhora é gestora do Colégio Félix Mendonça? E Qual a linha de trabalho adotada pela equipe gestora?

Rosemeire Guerra (Rose Guerra) – Por quatro anos e cinco meses eu e atual equipe gestora professora Helena Novaes, Doraci Sousa e Sônia Gonzaga estamos a frente dessa atual administração chamada pela mídia, pesquisadores universitários e pela Comissão do Prêmio de Gestão Escolar em Salvador de inovadora por driblar as adversidades, atribuindo responsabilidades, elevando a autoestima, traçando projetos de intervenção e concatenando todos os objetivos para o pleno desenvolvimento do aluno com nível de aprendizagem eficaz e eficiente te para que o mesmo se sinta apto a ingressar no mercado de trabalho e concursos, mas quero evidenciar que todo o sucesso educacional alcançado até hoje, os prêmios recebidos, a meta acima do IDEB e AVALIE são reflexos de um trabalho de equipe que se resume dois fatores: comprometimento e seriedade de todos aqueles que compõem a unidade escolar. Todo mérito se deve ao envolvimento de todos os segmentos da escola e a comum comunhão e divisão de tarefas, metas e ações.

DIREITOS – Explique o que é o prêmio de Gestão Escolar – Destaque Estadual e Nacional. E qual a importância dele para a educação?

Rose Guerra – O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. A importância desse prêmio para o âmbito escolar é o reconhecimento de todo envolvimento e dedicação para com a aprendizagem dos alunos, pois o prêmio objetiva estimular as escolas públicas a mostrarem seus trabalhos/projetos e que esses sejam multiplicados entre as escolas. O prêmio de gestão por requerer o envolvimento de todos os segmentos faz com que a equipe gestora se torne cada vez mais democrática e participativa, Aliás, a participação é o que dá o tom e mostra o caminho a seguir.

DIREITOS – Antes de ser escolhido como representante baiano no Prêmio Gestão Escolar 2013 – Destaque Estadual, o Colégio Félix Mendonça com mais três colégios da rede estadual de ensino da Bahia. Como se deu a escolha dessa unidade escolar?

Rose Guerra – Além do Colégio Estadual Félix Mendonça, o Comitê Estadual do Prêmio realizou visita téc¬nica em outras três escolas baianas: o Colégio Estadual Doutor Milton Santos (Jequié), a Escola Municipal Lagoa dos Patos (Lauro de Freitas) e o Colégio Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite (Brumado) e após visita técnica pelo comitê nas escolas para vistoriar e conversar com cada segmento para averiguar os índices e a participação de todas na democratização das ações escolares o comitê escolheu o colégio Félix para receber o título de destaques estadual 2013. Cabe salientar que a Professora Noeme Leite e o professor René Couto disseram que desde Salvador se encantaram com o dossiê da unidade escolar e que desejariam ser os fiscais da unidade escolar por acreditarem estar efetuando visita a um novo modelo de gestão escolar, o que nos deixou bastante feliz: o reconhecimento de um trabalho.

DIREITOS – Qual a importância desse prêmio, mais precisamente para um colégio de Itabuna, ter sido escolhido como Destaque Estadual uma vez que são muitas escolas na rede baiana de ensino?

Rose Guerra – Esse prêmio vem evidenciar a forma de gerir e concatenar ações focando o aprendiz e todas as suas habilidades. Não se concebe educação sem envolvimento, seriedade, transparência e democracia. Esse prêmio representa todo esforço e toda dedicação que temos para com o nosso alunado e mais ele certifica a metodologia aplicada em todas as dimensões seja ela administrativa, financeira ou pedagógica. Para Telma Holtmann, coordenadora estadual do prêmio, o Colégio Estadual Félix Mendonça, ao representar o Estado da Bahia como Escola Destaque Estadual, sinaliza com suas ações democráticas e participativas a realização de boas práticas exitosas. “Só podem concorrer ao prêmio as escolas que estão dentro da média nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Bá¬sica) e essa condição já aponta que o Félix Mendonça é um exemplo de pro-jeto educacional que está dando certo”, comemora a coordenadora.

DIREITOS – Qual a premiação que a equipe organizadora do prêmio de Gestão Escolar deu para a unidade escolar?

Rose Guerra – Além do prêmio em dinheiro R$ 6.000,00 para serem aplicados na escola, a gestora passa três semanas em intercâmbio nos Estados Unidos com os outros representantes de cada colégio estadual de cada estado e o do distrito federal para que se possa estabe lecer parcerias, troca de projetos, aplicação de práticas exitosas e estreitamento de intercâmbio entre os países, docentes e discentes.

DIREITOS – Quais os projetos que a Senhora acredita terem levado o Félix Mendonça a ganhar o Destaque Estadual Baiano em Gestão Escolar 2013?

Rose Guerra – A transparência das ações executadas e compartilhadas. Os projetos de intervenção com foco no déficit de aprendizagem, as aulas de intervenção no contra turno para realizarem a prova Brasil e Avalie e o Enem, dentre outros projetos que eleva a autoestima, inserindo-os no mercado de trabalho e universidades e resgatando o aluno como um todo.

DIREITOS – Quais os projetos que o Félix Mendonça tem desenvolvido atualmente?

Rose Guerra – O Colégio Félix Mendonça procura na interdisciplinaridade focar temas relevantes e que possam contribuir para a formação acadêmica dos discentes sejam projetos de cunho social, artístico ou informativo. Na verdade, existem projetos que não podem deixar a agenda escolar: Projeto de leitura, projeto de intervenção para alunos com déficit na aprendizagem, Projetos contra a violência, drogas e Dsts, Projeto de reciclagem e preservação, Projetos de lei nº 10.639 – Cultura afro descendente, Projeto de igualdade social, Projetos Estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Projetos do Governo Federal, Projetos externos de instituições que incentivam a leitura e a ação social, dentre outros.

DIREITOS – Qual a mensagem que a Senhora deixa para a comunidade Félix Mendonça nos segmentos: pais, alunos, funcionários e professores?

Rose Guerra – Agradeço a DEUS pela sabedoria e força e a todos aqueles que fazem de nosso colégio uma família. Obrigada por estarem focados em um a única sintonia. O sucesso que alcançamos e iremos alcançar se deve a cada um de vocês que seu pensamento, ideal dez e faz a diferença e acreditem arriscar- se, entregar-se e doar-se ao conhecimento para o seu próprio benefício e os de outrem é tarefa para os que acreditam na educação, pois, estar em constante capacitação, buscar novos métodos é uma tarefa um pouco árdua nos dias atuais – não por falta de investimentos, mas sim, por falta de ideal, prazer, fé, AMOR… Sim! Esses ingredientes precisam voltar à receita educacional para que o encantamento e a aprendizagem possam fluir novamente. Fórmula mágica não existe, mas compromisso, dedicação e seriedade fazem diferença rumo aos caminhos que são traçados pela comunidade escolar. Vocês são os merecedores de todos os prêmios. Não há uma boa gestão sem uma comunidade escolar ativa.