Notícia

Santa Casa de Itabuna promove live sobre fluxo no atendimento oncológico

live - santa casa de Itabuna (3)

Com o objetivo de tirar dúvidas sobre o fluxo dos serviços oncológicos ofertados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) promove, na próxima terça-feira (29), live com as participações da coordenadora do Serviço de Oncologia, a enfermeira Sayara Aragão, o diretor administrativo Wagner Alves e o provedor Francisco Valdece.

Durante a transmissão, os participantes vão tirar dúvidas dos usuários dos serviços, profissionais de saúde e secretários municipais. “Muitos pacientes começam o tratamento tardiamente porque desconhecem o fluxo para o atendimento. Essa demora em ter acesso ao serviço pode dificultar o tratamento e, às vezes, pode custar a vida da pessoa que tinha muita possibilidade de cura se iniciasse os procedimentos cedo”, observa a coordenadora do Serviço de Oncologia.

Sayara Aragão explica que atualmente são feitos muitos encaminhamentos incorretos de pacientes o que, às vezes, deixa quem realmente necessita sem acesso ao serviço. “O nosso objetivo é que as informações corretas cheguem aos municípios para facilitar a vida do beneficiário”, explica Sayara.

A enfermeira afirma que o atendimento ao paciente precisa ser melhorado na rede de atenção básica, onde são feitos os exames para o diagnóstico da enfermidade. A partir da descoberta da doença inicia-se logo o tratamento. “A marcação desses exames precisa ser melhorada para que o tratamento seja mais eficaz e efetivo”, observa.

Sayara Aragão cobra mais atenção dos municípios para evitar que quem realmente necessita fique sem o serviço público de saúde no momento certo. Ela cita que, por falta de informações corretas, muitos pacientes que precisam de atendimento de média complexidade, por exemplo, são enviados para alta complexidade. Essa é a segunda de uma série que a instituição promoverá nos próximos meses. A iniciativa visa esclarecer a comunidade sobre os serviços ofertados.