Notícia

“O fotojornalismo durante o período da pandemia” é o tema 9ª mesa redonda dos diálogos em tempos de pandemia

mesa 9

“Diálogos em tempos de pandemia” é uma iniciativa do projeto de extensão “Diálogos avançados em comunicação”, do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que tem promovido, desde o início de maio, uma série de debates com especialistas da comunicação e áreas afins, os quais vem  discutindo questões políticas, culturais, sanitárias, educacionais e outras ligadas ao contexto pandêmico que estamos vivenciando. A próxima mesa redonda online acontece no dia 30 de setembro, às 14 horas, com o tema “O fotojornalismo durante o período da pandemia”.

O objetivo desta mesa é analisar as imagens que estão sendo publicadas em função da Covid-19, imagens que ilustram e documentam  esse momento de crise, registros fotográficos de líderes políticos, artistas, atletas e das pessoas de modo geral, tanto de espaços específicos como hospitais, cemitérios, bem como do cotidiano das pessoas em casa em consequência do distanciamento social. Autores que são referência na temática da imagem como Susan Sontag, Jorge Pedro Sousa, André Rouillé, Dulcilia Buitoni, José Afonso da Silva podem estar presentes na abordagem dos convidados.

Estes e outros aspectos serão discutidos pelos convidados José Afonso da Silva Junior e Rafael Vilela. José Afonso da Silva Junior é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1992); Mestre (2000) e Doutor (2006) em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia; Pós-doutor pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (2011). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Comunicação onde leciona na graduação desde 1995. Desde 2006, é pesquisador no Programa em pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), aonde conduz seminários de pós-graduação, orienta teses, dissertações e iniciações cientificas. Tem especial interesse na pesquisa de Comunicação, com ênfase nas relações entre a fotografia e sociedade, história da fotografia, cultura visual, imagem técnica, novos códigos e hábitos de produção e circulação da fotografia. No PPGCOM está inserido na linha 1 – Estéticas e Culturas da Imagem e do Som. Trabalha também no desenvolvimento e orientação de projetos autorais de fotógrafos. É curador, crítico de fotografia e atua em projetos de fotografia documental.

Rafael Vilela é cofundador da Mídia Ninja (rede colaborativa de mídia independente) e tem as bases de seu trabalho na comunicação democrática como um direito humano, na defesa do interesse público, na diversidade cultural e no direito à informação. Durante os protestos de junho de 2013 realizou coberturas em tempo real das manifestações. Foi enviado especial ao Egito para cobrir a deposição do presidente eleito Mohamed Morsi. Documentou também a crise dos indígenas Guarani-Kaiowá, no centro-oeste, e a truculenta operação de desocupação de Pinheirinho. Já teve seu trabalho exibido na mostra ‘Poder Provisório’, de curadoria de Eder Chiodetto no Museu de Arte Moderna de São Paulo, quando suas fotografias foram incorporadas no acervo permanente do museu. Durante a Copa do Mundo de 2014, foi convidado pela agência Magnum Photos a participar do projeto ‘Offside Brazil’, ao lado de Alex Majori, Susan Meiselas e outros autores brasileiros. O projeto resultou em uma exposição conjunta com a Magnum no Paris Photo, na França. Seu trabalho foi nomeado para seleção do Word Press Photo Joop Swart em 2013, 2014 e 2015. Em 2020, foi um dos selecionados pelo Fundo de Emergência para Jornalistas da National Geographic Society para cobrir a pandemia e tem colaborado também com os veículos internacionais The Washington Post, The Intercept, Vice e The Guardian.

A mediação da mesa será feita pelas professoras do curso de comunicação social da UESC, Juliana Torezani e Rita Argollo, e terá interpretação em libras. A iniciativa tem o apoio do Departamento de Letras e Artes (DLA), Projeto de Extensão “Dinamizando o Ensino de Libras”, do curso de Letras, TV UESC e Rádio UESC. O evento é aberto ao público em geral e todas as mesas são transmitidas pelo canal do Youtube da TV UESC.

Para mais informações, acesse o site do ciclo de debate https://www2.uesc.br/eventos/217/Dialogos-em-Tempos-de-Pandemia