Notícia

Trabalhos de alunos de Fisioterapia da FMT publicados em revista internacional da USP

WhatsApp Image 2020-09-21 at 3.36.13 PM

Quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) de alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), orientados pelo professor/Dr. Renato Gonzaga Barreto, tiveram seus resumos publicados em E-pôster na revista internacional da USP.

O TCC é uma disciplina teórico-prática que tem como propósito fazer com que o estudante desenvolva um trabalho de investigação científica, na forma de monografia, sobre um tema vinculado aos conteúdos aprendidos do curso, e sob orientação de um professor da área.

Os trabalhos publicados estão situados na área de reabilitação labiríntica (vestibular) em que o Fisioterapauta também atua. Foram publicados os trabalhos: “Abordagem fisioterapêutica por terapia manual na tontura cervicogênica: uma revisão de literatura” (Physiotherapeutic approach by manual therapy in cervicogenic dizziness: a literature review) da autoria de Bruna Oliveira Gama.

Da autoria de Gabriel Freitas Leão, está publicado ”Efeitos da reabilitação vestibular na cinetose: uma revisão de literatura” (Effects of vestibular rehabilitation on kinetosis: A literature review). Outro trabalho é o de Leila Kelly Chaves Lima sobre “Efeitos dos exercícios físicos em indivíduos com síndrome da apnéia obstrutiva do sono: uma revisão integrativa”, (Effects of physical exercises on individuals with disease syndrome obstructive sleep apnea: an integrative review) e “Aplicabilidade da realidade virtual na Reabilitação de vestibulopatias” (Applicability of virtual reality in rehabilitation of vestibulopathies), da autoria de Aline Moreno Cruz, o quarto trabalho.

Esse grupo de alunos  iveram os seus trabalhos científicos em pôsteres aprovados para o Congresso Internacional Archives of Otorhinolaryngology. Foi o primeiro Congresso Forl virtual, em uma plataforma digital, realizado no dia 19 de Setembro.