Notícia

Estudantes de Comunicação Social da Uesc premiados no Expocom Nordeste 2020

FOTOS_VENCEDORAS EXPOCOM NE

Estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram premiados no Expocom Nordeste 2020 – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A competição é realizada anualmente pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – que premia os melhores trabalhos de estudantes de graduação no campo da comunicação em todas as regiões do país.

Diferente das edições anteriores, este ano, devido à pandemia da COVID-19, os congressos regionais da Intercom foram substituídos por um único evento, o Encontro Inter-regiões, organizado virtualmente, com a participação de centenas de pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação de todo o país, ao longo do mês de outubro. A etapa Nordeste reuniu as mais conceituadas instituições de ensino superior da região e a Uesc, mais uma vez, se destacou no evento, com três premiações nas categorias que disputou.

Em sua 27ª edição, a EXPOCOM, é uma das maiores mostras universitárias competitivas do país, composta por seis grandes categorias divididas em 73 modalidades, e organizada em três fases. Na etapa local, são feitas seleções internas nas instituições de ensino superior para escolha dos melhores trabalhos de cada curso, que seguem para a etapa regional. Já nesta segunda fase, os representantes de cada IES foram avaliados por pareceristas de diversas regiões do país, que definiram os cinco finalistas e, posteriormente, os vencedores de cada modalidade para representar suas regiões na etapa nacional da competição. A região Nordeste contou com 753 participantes e 300 trabalhos inscritos pleiteando um dos 53 prêmios da Expocom.

O curso de Comunicação Social da UESC tem tido crescente visibilidade e representatividade no evento, ao longo dos anos, por ter conquistado vários prêmios nas etapas regional e nacional, demonstrando a qualidade do trabalho desenvolvido por estudantes e professores do curso. E este ano não foi diferente.

Os trabalhos da Uesc que conquistaram o primeiro lugar no Expocom Nordeste e vão defender a região Nordeste em suas modalidades, foram: “Îandê Yby: Nós somos a terra Tupinambá”, na categoria “Cinema e Audiovisual”, modalidade “Vinheta”, dos estudantes Ariane Santos Santana, Brenda Ferreira Santos, Gabriel Alves da Luz, Gabriel Albuquerque Simões, Júlio César Rodrigues e Stefhany Alencar Oliveira, com orientação da professora Betânia Maria Vilas Bôas Barreto; “Intolerância”, que concorreu na categoria “Rádio, TV e Internet” modalidade “Ficção em Áudio e Rádio” tendo como autores os estudantes Alice Castro, David Alexsander Santos Silva, Fabricio Gomes, Maria Alice Teixeira, Rebecca Almeida, Thais Ribeiro e Thomaz Ferreira, sob a orientação da professora Priscila Ribeiro Chequer;  e, ainda, “Je Suis Ici”, ganhador também na categoria “Rádio, TV e internet” na modalidade “Ficção em Vídeo”, dos estudantes Antônio Mota, Flordenice Lima e Thyago Almeida, com a orientação da professora Rita Virgínia Alves Santos Argollo.

O Expocom Nacional acontecerá durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional, o maior do país no campo da comunicação, que este ano também será na modalidade virtual entre os dias 1º a 10 de dezembro de 2020. O evento é organizado pela Universidade Federal da Bahia, tem como tema “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. Os vencedores serão divulgados no encerramento do evento.