Notícia

Na reta final do mandato, vereadores reúnem agradecimentos e reflexões

Plano aberto sessão

A sessão de quarta-feira (18), na Câmara de Itabuna, foi marcada por posicionamentos para externar a sensação de dever sendo cumprido e dar boas-vindas aos novos edis. O presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), lembrou a dinâmica da democracia, onde o eleitor é soberano para definir os nomes a representá-lo a cada quatro anos. Ele parabenizou o vereador Enderson Guinho (Cidadania), eleito vice-prefeito, e enalteceu o exercício dele na vereança. “Orgulhou a Câmara e certamente vai orgulhar o poder Executivo também”, sintetizou.

Referendado pelos pares, Júnior Brandão (Rede) apresentou Moção de Congratulações pela eleição de Augusto Castro (PSD) como prefeito e do já citado Guinho como vice. Já Ricardo Xavier, trouxe para anuência dos colegas Moção de Parabéns pelo aniversário do radialista Fábio Luciano, ocorrido dia 12 de novembro. O profissional, cuja dedicação, ética e olhar atento aos fatos, são reconhecidos por todos, atua há 14 anos como assessor do Legislativo.

Às avaliações

No horário reservado à fala livre dos edis, praxe em toda sessão, “Nel do Bar” (PTC) parabenizou os eleitos e reeleitos, chamando a atenção para algo a se ponderar. “Não existe vereador bom se a comunidade não ajudar. Terreno baldio tem que ser cercado, a união faz a força. Senão, não tem prefeito bom, vereador bom, associação de moradores boa”, argumentou.

Beto Dourado (Solidariedade) destacou entre as conquistas da Legislatura a aprovação de projetos que considera mais importantes dos úlimos 30 anos. Entre eles, a recém-aprovada reforma e atualização da Lei Orgânica do Município (LOMI). Embora não reeleito, disse respeitar o resultado da votação.

“Uma renovação que talvez fosse necessária; saio de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido”, assinalou. No mesmo cenário, Babá Cearense (PSL) demonstrou um olhar positivo diante do trabalho realizado e frisou o crescimento na aprovação recebida. “Não fui reeleito, mas aumentou minha votação”, contabilizou.

Jairo Araújo (PCdoB), após dois mandatos consecutivos, lembrou a importância de se deixar disputas e/ou diferenças de lado e priorizar as necessidades da população. “O centro da prioridade de todo cidadão é ajudar Itabuna a superar essa grave crise”. Na mesma linha, Aldenes Meira (PP) parabenizou aos eleitos e a todos que concorreram, assim como se colocou à disposição e ressaltou as realizações dos últimos mandatos.

Ronaldão (PL) felicitou os colegas, confessou ter relutado antes de decidir disputar um novo mandato e orientou aqueles que eventualmente falem em tom de despedida: “Na política não existe adeus”. Num tom conselheiro aos novatos, o primeiro-secretário da Casa, Manoel Júnior (PV), rogou para que não se deixem intimidar diante de críticas e também avalizou o trabalho desenvolvido pelos colegas. “Renovei o pensamento que tinha: exaltar o valor de fazer o bem”, afirmou, sobre a convivência ao longo destes quatro anos.

À tribuna, Enderson Guinho reconheceu o quão valoroso foi o espaço como vereador, para apontar o que considerava equivocado na gestão, propor soluções para os problemas, mas também votar favorável nos projetos que julgasse benéficos para a comunidade. Ao mesmo tempo em que agradeceu pelos votos, deixou claro que estará “à disposição para ser cobrado”. Afinal, o resultado mostrou que a população quis novos nomes, novas lideranças. “Não podemos decepcionar o povo”, atestou, com palavras que cabem para todos os eleitos em 15 de novembro.