Notícia

Cooperativas lançam produtos inovadores na feira da agricultura familiar virtual

WhatsApp Image 2020-12-08 at 11.32.19

Pastas de castanha de caju, geleia de cacau com licuri e de chocolate com licuri, umbuzada orgânica sem açúcar, doce de buriti e cervejas artesanais em latinha estão entre os produtos em lançamento na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece 100% on-line e gratuita, no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br, até este domingo, 13 de dezembro.  

São produtos que atendem às exigências de um mercado cada vez mais inclusivo, que contempla públicos diversos, como os intolerantes à lactose e a glúten, diabéticos ou veganos.  

Do município de Ribeira do Pombal, a Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), lança as pastas de amêndoas de castanha de caju nas versões integral, de cacau e de licuri. A produção se diferencia pelas suas características naturais e nutricionais, com um processo de beneficiamento feito para manter as características naturais, crocantes, a cor marfim claro e o sabor doce e suave. Os produtos não têm aditivos, açúcares, sal, glúten e lactose. 

Do Sul da Bahia vem a geleia de cacau com licuri e de chocolate com licuri, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), localizada no município de Ilhéus. A cooperativa comercialzia a marca Natucoa, e utiliza o Cacau ‘Cabruca’ – produzido em sistema ecológico de cultivo agroflorestal -, caracterizado pela forma de plantio de cacau em meio à Mata Atlântica, sem prejudicar o bioma, pelo contrário, contribuindo para a sua preservação. A Coopessba prioriza uma linha de produtos veganos e funcionais, desprezando toda e qualquer necessidade da utilização de leite e derivados em seus produtos. 

Como aposta para alcançar novos nichos de mercado, e atender demandas dos consumidores, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), lançou a umbuzada, saborosa e refrescante, sem a adição de açúcar. A umbuzada é consumida há anos na região. Um alimento nutritivo e que dá saciedade para família sertaneja, podendo ser feita com leite de cabra, vaca ou com extrato de licuri, consumida pura ou com farinha.  

A outra novidade da Coopercuc é a linha de cervejas artesanais em latinha, na versão de 473 ml das cervejas com umbu Belgian Pale Ale e Saison Farmehouse Ale e a Cerveja Maratinga fruit beer, com maracujá da Caatinga.  

Loja virtual 

O público da feira também  pode conhecer e comprar cerca de 600 produtos já tradicionalmente comercializados nas outras edições da feira, que incluem cafés especiais e gourmets, chocolates especiais, derivados da mandioca, produtos à base de licuri, bananas chips, mel, cortes especiais de caprinos e ovinos, iogurtes, frutas desidratadas, além de uma variedade de temperos, geleias, doces e biscoitos, entre outros produtos que representam a agricultura familiar da Bahia. Esses e outros produtos estão disponíveis na Loja Virtual ESCOAF, com serviço de entrega, na capital baiana e em mais nove municípios da região metropolitana: Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca e Simões Filho, com frete gratuito.  

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), em parceria com União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e integra a estratégia do Governo do Estado de promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar.