Notícia

“Apneia do sono” explicada pela Dra Larissa Vivas, egressa da Faculdade Madre Thaís

Larissa Vivas

Fazer a escolha da graduação já é uma missão que gera dúvidas e insegurança a muitos vestibulandos. Mas, a qualidade acadêmica da instituição de Ensino Superior (IES), para planejar o futuro profissional é outra questão que merece ser avaliada. A Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus) tem os melhores índices de avaliação nos indicadores analisados pelas instituições oficiais do MEC.

Na opinião da diretora Acadêmica da IES, Tatiana Barcelos “O bom ensino oferecido pela Faculdade Madre Thaís aliado às boas oportunidades fazem com que os alunos egressos da Faculdade possam se destacar em qualquer lugar.”

A Faculdade Madre Thaís reconhece nos seus egressos uma representação institucional e fonte de informações que permitem reconhecer a qualidade do seu corpo docente e dos profissionais oferecidos ao mercado de trabalho. Uma dessas profissionais formadas pela FMT é a Dra. Larissa Vivas, fisioterapeuta, egressa do curso de Fisioterapia, coordenado pela professora e fisioterapeuta, Dra. Karla Gresik. Neste texto a fisioterapeuta Larissa destaca a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, conhecida como “apneia do sono”.

Apneia do sono

Para Dra Dra. Larissa Vivas “ter uma boa noite de sono é fundamental para nosso corpo restabelecer suas funções, consolidar nossa memória, e fornecer os nutrientes necessários para nossos órgãos. Quando algum problema compromete na qualidade do sono, implica no bem estar físico e mental do indivíduo, como é o caso da apneia do sono”.

Apneia do Sono é caracterizada por interrupções na respiração durante o sono, não é transmissível, mas é bastante comum e se não tratada pode ocasionar complicações em vários sistemas do corpo. Suas principais repercussões são: ronco, privação de sono, sonolência diurna excessiva, respiração pela boca, respiração ruidosa, alterações de humor, boca e garganta seca, irritabilidade, ranger dos dentes, complicações cardiovasculares e metabólicas.

Várias pessoas acreditam que o uso do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) – que é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso -, é a única forma de tratamento, porém existem exercícios específicos que envolvem os músculos da bochecha, céu da boca, movimentos da língua, exercícios aeróbicos podem ajudar a melhorar essa condição. Em muitas pesquisas realizadas, estudos demonstraram que após a realização dos exercícios a intensidade e frequência de alguns sintomas tiveram melhora, principalmente o ronco, que demonstrou bastante redução e houve mudança do grau da apneia de moderada para leve, sendo bastante significativo.

“Os exercícios devem ser realizados e orientados por um profissional fisioterapeuta apto para atender o paciente e melhorar a sua qualidade de vida, amenizando e aliviando os sintomas da apneia e evitando a progressão da doença”, concluiu Dra. Larissa Vivas.

Vestibular

As inscrições gratuitas para o vestibular 2021.1 da FMT-Ilhéus podem ser feitas através do telefone e WhatsApp (73) 3222-2330. A Prova é 100% online e o candidato pode usar a nota do Enem para garantir a vaga e ganhar até 100% de desconto nas mensalidades do curso. Serão aplicadas uma Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos e uma Prova de Redação.

A Faculdade Madre Thaís oferece os cursos: Administração, Enfermagem, Biomedicina, Direito, Logística (Tecnológico), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos (Tecnológico), Serviço Social, Farmácia, Gastronomia, Arquitetura e Urbanismo, Cacau e Chocolate (Tecnológico).

O candidato não precisa sair de casa para fazer a prova.