Notícia

FLISBA lança projeto de incentivo à leitura no sul da Bahia

thumbnail_image

Desde  07 de janeiro, dia que se comemora o dia do leitor, o coletivo FLISBA, responsável pela realização do Festival Literário Sul-Bahia, tem estimulado a leitura por meio de suas redes sociais no Instagram, no Facebook e no Youtube. Para comemorar o dia do leitor foi lançada a campanha de leitura intitulada: “Ler é sempre uma ótima ideia”.

Para Sheilla Shew, umas das criadoras da campanha, “o incentivo à leitura é uma ação cultural e antes de tudo social. Pois gera conhecimento, inclusão e está ao alcance de todos”.

Para participar as pessoas podem enviar vídeo de até um minuto para o e-mail: festivalliterariosulbahia@gmail.com. Para  gravar, o celular deve estar na horizontal .  A sugestão é que o leitor compartilhe a experiência com a leitura ou de repente socialize a leitura diária que está realizando com outras pessoas. Pode comentar sobre  um livro que leu e gostou. Dizer sobre um escritor predileto.

No Youtube, os vídeos estão sendo disponibilizados no Canal do Flisba: https://www.youtube.com/channel/UC2v08TIuCPOU59G_N-33fUw.

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, o país perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. No intervalo de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%.  No grupo de não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

Esses dados sinalizam para o nível sociocultural da população brasileira e exige uma atenção redobrada. A ausência de leitura compromete a qualidade da educação e reverbera em cidadãos com uma formação duvidosa, impactando no exercício da cidadania e no mercado de trabalho.