Notícia

SANTA CASA DE ITABUNA ANUNCIA REABERTURA DO SÃO LUCAS 100% SUS

HSL-FACHADA-ENTRADA-VISITANTES

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, apresentou, na noite de quinta-feira (28), durante a cerimônia de encerramento das celebrações dos 104 anos da instituição, o projeto do novo Hospital São Lucas, que já conta com recursos financeiros para primeira etapa. Com 100% dos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade hospitalar deve entrar em funcionamento ainda neste semestre.

De acordo com o projeto, nesta primeira etapa, serão ofertados 62 leitos, sendo 50 clínicos (enfermaria) e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No primeiro momento, os leitos serão destinados exclusivamente a pacientes com novo coronavírus. Depois da pandemia da Covid-19, os leitos serão disponibilizados para pacientes dos serviços públicos de saúde com outras comorbidades.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, explica que os investimentos serão feitos gradativamente para que o São Lucas seja estruturado e equipado para que sirva de referência no atendimento no interior da Bahia. “Já foi acertado com o Estado e Município de Itabuna que os serviços ofertados serão todos pelo Sistema Único de Saúde. Isso representa um grande ganho para população de Itabuna”, ressalta.

PROJETO AO GOVERNO DO ESTADO

Francisco Valdece adianta que o projeto de reabertura do São Lucas já foi apresentado ao governador Rui Costa, ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vila-Boas, ao prefeito de Itabuna Augusto Castro, e ao deputado Paulo Magalhães, que garantiu R$ 2 milhões em emenda parlamentar para a primeira etapa do projeto de funcionamento do hospital.

Segundo o primeiro tesoureiro da SCMI, Peter Deviris Lemos, o governador confirmou ao prefeito Augusto Castro que apoiará a reabertura do São Lucas.  “O prefeito me informou, por telefone, na quinta-feira, que conversou com Rui Costa e confirmou o suporte do estado”.

Na noite de quinta-feira, o projeto do novo São Lucas foi apresentado ao vice-governador da Bahia, João Leão, e demais autoridades que participaram do encerramento das comemorações dos 104 anos da Santa Casa de Itabuna. Realizada no Teatro Candinha Dória, a cerimônia foi marcada pela entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, o idealizador a instituição.

A maior honraria que a Santa Casa concede às pessoas que contribuem para o seu desenvolvimento e benefício da comunidade, a comenda foi concedida ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, à médica da rede básica de saúde Itabuna e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, e ao ex-provedor da SCMI, o médico intensivista Eric Ettinger Menezes Júnior.