Notícia

Professora Rosenaide Ramos assume a Pró-Reitoria de Graduação da Uesc

Profa Rosenaide Ramos (8)

A professora Rosenaide Ramos assume, nesta quarta-feira (3), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Prograd/Uesc), conforme a Portaria Nº 00273154 de 02 de Março de 2021. Ela substitui a professora Rosana Lopes.

Professora Rosenaide Pereira dos Reis Ramos

A professora Rosenaide Pereira dos Reis Ramos, ex-aluna do Curso de Pedagogia da Uesc, é titular do Departamento de Ciências da Educação (DCIE/Uesc), possui , especialização em Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Psicopedagogia, mestrado (UFBA) e doutorado(UFSCAR) em Educação. Docente do  do Mestrad ProfLetras, Uesc. Coordenadora da área de Estágio do DCIE/Uesc. Atua no ensino, na pesquisa e na produção acadêmica relacionada à formação inicial e continuada de professores, estágio supervisionado, currículo e avaliação. Possui experiência com gestão da educação básica e superior. Foi diretora de DCIE/Uesc por quatro mandatos (2000-2004; 2014-2018), coordenou o Programa Institucional de Formação em Serviço – PROAÇÃO-Uesc atuou como Gerente Acadêmica, Gerente de Programas especiais e participação (presidência e membro) de comissões técnicas e administrativas.

Na reunião do Grupo de Gestão, a ser apresentada pelo reitor, Prof. Alessandro Fernandes de Santana, a Professora Rosenaide agradeceu ao convite do reitor e do vice-reitor, Maurício Moreau e evidenciou a responsabilidade de assumir a Pró-Reitoria de Graduação, considerando o atual cenário pandêmico, marcado pelo enfrentamento de inúmeros desafios, cujos reflexos incidem, de modo mais específico, na organização e na oferta do ensino nos cursos de graduação. Enfatizou o desejo de desenvolver um trabalho voltado para a consolidação de uma política de graduação na Uesc e destacou “Não será um trabalho imediato! Esse momento exige de todas as Instituições de Ensino superior, em especial as públicas, um olhar interno prudente e detalhado da dinâmica e das ações cotidianas junto aos cursos de graduação, com vistas a encontrar base de sustentação para a proposição de uma política de trabalho que assegure e fortaleça o papel, a importância e a identidade da universidade para e na sociedade”. Salientou ainda, que iniciará suas atribuições buscando “conhecer as pessoas e o seu trabalho e estabelecer parcerias com a pesquisa e a extensão e, por meio do diálogo, da compreensão e do fazer de cada setor, começará a propor e a desenvolver, de modo articulado ações coletivas,” frisou a nova pró-reitora.

O reitor Alessandro Fernandes manifestou apoio a nova pró-reitora e agradeceu a Profª Rosana Lopes, pela contribuição em todos o período da sua gestão e destacou que a sua atuação qualificou a gestão e a Universidade. Rosana acumulou as funções de professora, Pró-reitora da Uesc e conselheira do Conselho Estadual de Educação em um momento difícil de pandemia, com trabalho remoto, com mudanças em uma série de documentos que passaram a ser tramitados na forma online, como também a realizou a primeira formatura virtual da nossa Universidade.

A professora Rosana dos Santos Lopes ingressou na Fespi em abril de 1991. Foi diretora do Departamento de Estudos Sociais, onde estavam alocados os cursos de História e Geografia. De 96 a 2000 assumiu a Gerac e durante os dois mandatos da professora Renee Albagli foi Pró-reitora de Graduação. De 2003 a 2008 fez parte do Comitê Gestor do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Educação e foi coordenadora geral do programa na Uesc.

De 2005 a 2007 presidiu à comissão que elaborou o processo do primeiro Recredenciamento da Uesc. Assumiu a Assessoria de Política e Diretrizes Acadêmicas. Em 2007 esteve na Chefia de Gabinete, na gestão do Prof. Joaquim Bastos continuando na gestão da Prof.ª Adélia Pinheiro. Em 2019, quando o prof. Elias Guimarães tornou-se vice-reitor, assumiu a Prograd, permanecendo na gestão do prof. Alessandro.

“A função de Pró-Reitora, a gente se envolve 24 horas. Desde dezembro havia solicitado, ao reitor, a minha exoneração para cuidar da saúde e tentar uma licença prêmio, porque ao longo da minha carreira na Uesc, nunca tirei. Continuarei na Universidade como docente e no novo cargo para o qual fui convidada pelo Reitor. Eu estou muito feliz de ter participado da gestão de Alessandro de Santana e Maurício Moreau.” concluiu a professora Rosana.