Notícia

Secretaria Municipal de Educação busca alternativas de ensino para o ano letivo 2021

Secretária municipal de Educação, Janaína Araújo - Foto Pedro Augusto

A Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado para adotar uma modalidade de ensino que atenda às reais necessidades dos alunos matriculados na rede de escolas de Itabuna no ano letivo de 2021. O método aplicado pela Rede Municipal de Ensino no ano letivo 2020, que se encerra em maio, tem sido a distribuição de pacotes de atividades e de pequenos vídeos em grupos de WhatsApp.

“Diante da necessidade de priorizar a segurança dos alunos, professores e da comunidade escolar, e também de garantir a qualidade do ensino, temos buscado alternativas inovadoras”, comenta a secretária Janaína Araújo. Uma delas tem como base uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação da Bahia.

A ideia é que as aulas com conteúdos básicos – “grade curricular essencial” – sejam disponibilizadas em canais de TV aberta. “Recentemente, estive em Salvador para tratar com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, sobre a possibilidade de unificar as aulas nas Redes Estadual e Municipal”, diz a secretária. Nesta modalidade, seria utilizado o mesmo método usado nos cursos preparatórios para concursos e cursos profissionalizantes exibidos na TV.

“Mesmo havendo essa parceria, nossos blocos de atividades e os vídeos dos professores nos grupos de WhatsApp permanecerão fazendo parte do método de ensino”, adianta Janaína Araújo. Segundo ela, também existe a possibilidade do ensino híbrido, mas a secretária lembra que estaria condicionado à redução dos casos ativos da Covid-19 no município, e também a vacinação dos professores, já que existe esta possibilidade.

“Além dessas modalidades que poderão ser aplicadas já no ano letivo 2021, também estamos estudando a possibilidade da fusão dos anos letivos de 2020 e 2021, unificando os dois anos até o mês de dezembro, ou manter o encerramento do ano letivo 2020 para maio e iniciar o ano letivo 2021 no mês de junho”, esclarece Janaína Araújo.

A secretária de Educação tranquiliza os alunos do 9º ano que ingressarão no Ensino Médio no ano letivo 2021. “Muitos deles estão temerosos em perder o prazo da matrícula no Ensino Médio da Rede Estadual, por conta da diferença de calendário das redes Estadual e Municipal. Mas, esta questão já foi assegurada durante reunião com o secretário Jerônimo Rodrigues”, conclui.