Notícia

Estudantes criam rotina de estudos com a programação da TV Educa Bahia

Emile-TV-Educa-Bahia-696x392

Com uma programação diversificada, a TV Educa Bahia é uma opção complementar de estudos para diversos estudantes no Estado. Disponível na TV aberta, canal 10.2 em Salvador (ver canais), em todos os 27 Territórios de Identidade e com transmissão on-line, por meio do portal Educa Bahia, o canal apresenta um material qualificado, baseado nas matrizes curriculares de ensino. A iniciativa faz parte do conjunto de ações complementares, implementadas pelo Governo do Estado para o ano letivo 2020/2021, que está sendo realizado de forma 100% remota na primeira fase.

A estudante Júlia de Moraes, 14 anos, que está matriculada na Escola Estadual Severino Vieira, em Salvador, acredita que a ferramenta disponibilizada auxilia em sua rotina de estudos. “Estou acompanhando as aulas no Educa Bahia, fazendo as atividades do Google Sala de Aula e as atividades enviadas pelo WhatsApp. Estou aproveitando todo conteúdo disponibilizado com o intuito de sempre melhorar como estudante”.

Para Emille Queiroz, 14 anos, do Colégio Estadual Normal de Serrinha, o conteúdo transmitido pelo canal ajuda na compreensão dos assuntos. “Achei superinteressante a programação, gostei do conteúdo, tanto as aulas como os depoimentos, slides e bate-papo, que vejo sempre e aprendo várias coisas”.

Para a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Manuelita Brito, a ação é uma iniciativa importante dentro do planejamento do ano letivo 2020/2021. “Temos aulas produzidas por profissionais do Emitec [Ensino com Intermediação Tecnológica], que trabalham há mais de dez anos com essa linguagem, e transmitimos programas desenvolvidos através da parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação [Undime], entre outras fundações que produzem conteúdos de acordo com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular [BNCC]”.

Para os estudantes do Ensino Fundamental, são transmitidas diariamente aulas do Programa Vamos Aprender. Os estudantes do 4 ° e 5° ano têm uma programação das 13h às 13h30; os do 6° e 7° ano, das 13h30 às 14h10; e os do 8° e 9° ano, das 14h10 às 14h50. Para os alunos do Ensino Médio, estão sendo transmitidas aulas do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), produzidas por professores do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O 1° ano do seguimento tem conteúdo das 8h às 10h30; o 2° ano, das 10h30 às 13h e o 3° ano, das 14h50 às 17h30. Os horários seguintes são preenchidos pela grade do Canal Futura.

Na TV Educa Bahia, os estudantes têm a possibilidade de acesso às videoaulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola. Além disso, fazem parte da programação lives, documentários e programas como o Coletivando; Destino: Educação – escolas inovadoras; Entrevista: literatura indígena para crianças; Camarote 21; Quadrinhos em sala de aula; Vamos aprender: os movimentos do corpo; Vamos aprender: brincando com as palavras; Sementes do amanhã; e Expresso futuro. (Ascom/Secretaria da Educação)