Notícia

MoveIlhéus quer entender o comportamento urbano e diminuir o sedentarismo da população

uesc

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Motor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está convidando a população em geral para participar do Projeto MoveIlhéus: conectando experiência, comportamento e espaço urbano.

O Projeto visa elaborar indicadores para uma cidade mais ativa e sustentável. Baseado numa metodologia participativa desenvolvida na Finlândia, os pesquisadores da Uesc elaboraram uma plataforma capaz de monitorar o nível de atividade física da população, o comportamento sedentário e as percepções sobre o espaço urbano para pensar em políticas públicas que favoreçam uma vida mais ativa e saudável para Ilhéus e região.

A participação envolve o preenchimento de um geoquestionário virtual na página do projeto (http://moveilheus.uesc.br/) que envolve questões de múltipla escolha e indicações de locais da cidade no mapa. A duração do preenchimento é de aproximadamente 20 minutos. Ao final, o participante recebe um relatório personalizado informando seu nível de atividade física baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e também sobre a sua percepção (se positiva ou negativa) em relação ao seu bairro.

O MoveIlhéus busca através de parceria com a comunidade pensar uma cidade mais ativa, saudável e sustentável. Maiores detalhes podem ser obtidos no site: http://moveilheus.uesc.br/. Os resultados das ondas anteriores podem ser acessados por vídeos no canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYEbzhqs0dW0ALJGpv06wXw?view_as=subscriber.. Os conteúdos também estão disponíveis nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube no perfil @moveilheus.

MoveIlhéus           

O Projeto MoveIlhéus é uma iniciativa que busca entender as características de uma cidade mais ativa e como os cidadãos se relacionam com essa cidade. Neste sentido, este projeto busca mapear os locais propícios para a prática de atividade física e como os praticantes e moradores percebem estes espaços.