Notícia

Páscoa, o que isso simboliza para você?

Tomb Empty With Shroud And Crucifixion At Sunrise - Resurrection Of Jesus Christ

A Páscoa se aproxima. Há em quase todos os lugares deste País (e em quase todos os lugares do mundo) um ar de festa. E esse momento é propício para refletirmos que tipo de Páscoa queremos vivenciar. Se queremos viver uma Páscoa onde pensamos em receber e dar presentes, de preferência ovos grandes e coloridos; coelhinhos recheados etc., que a torna, com certeza, uma festa muito gostosa e saborosa. Mas, é um movimento quase que exclusivamente comercial. Portanto, há uma inversão de valor. Ou não queremos viver uma festa pascal que realmente reflita o verdadeiro sentimento desse evento cristão?

A Páscoa sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril, e é a partir dela que as outras datas do calendário cristão são estabelecidas. Ela é celebrada no 1º domingo depois da primeira Lua cheia do outono (no hemisfério sul). Dois dias antes disso é a Sexta-Feira Santa; 40 dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas; 43 dias antes é o Carnaval. O domingo anterior ao dia da Páscoa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.

A palavra Páscoa é hebraica e vem de Pessach, que significa Passagem. No Antigo testamento, a Páscoa foi instituída para celebrar a libertação do povo de um longo período de escravidão no Egito e para celebrar a salvação dos primogênitos dos Judeus cujas vidas foram poupadas. Resumindo: A Páscoa fala de libertação e vida.

No Novo Testamento, a Páscoa lembra a ressurreição. Foi durante as comemorações da Páscoa que Jesus Cristo ressuscitou, garantindo-nos, assim, a vida eterna. Páscoa simboliza liberdade plena em Cristo, foi em um Domingo de Páscoa que todos os discípulos ouviram falar que o Mestre, amigo e Senhor, ia encontrar-se como eles em Jerusalém. Já não havia mais motivo para temer, Jesus havia vencido a morte.

Os Judeus celebravam a Páscoa para recordarem da sua saída (e travessia do Mar Vermelho) vitoriosa da escravidão do Egito. Hoje em dia, nós, cristãos, devemos comemorar a ceia do Senhor para nos recordarmos do Sacrifício que Cristo fez por nós na Cruz.

Você tem se impressionado com os coelhos, ovos de chocolates, colomba pascal? Mas não esqueça que a Páscoa é tempo de amor, de família e de Paz… É tempo de agradecimentos discretos por tudo que temos. Páscoa é um sentimento de esperança, fé e confiança. É Hora de lembrar com amor e apreciação as pessoas em nossas vidas que fazem a diferença.

Lembre-se, portanto, que Jesus marcou um novo tempo de alegria, de certeza e de esperança.

Feliz Páscoa para todos.

Vercil Rodrigues
Advogado, professor, jornalista e fundador dos jornais e site DIREITOS e O COMPASSO