Notícia

Instituto Histórico e Geográfico discute preservação do patrimônio com a vereadora Enilda Mendonça

thumbnail_image

A direção do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus (IHGI) esteve reunida com a vereadora Enilda Mendonça (PT) para discutir a implementação de leis no município que versem sobre o patrimônio histórico e cultural do município. O encontro correu na noite do dia 19, de forma remoto.

Trata-se de mais um apelo sobre a necessidade urgente da restauração, recuperação e reutilização dos prédios públicos e privados, que compõem o sítio histórico cultural da cidade. Lembrando que a história de Ilhéus remonta do século XVI e deste período pouco nos resta e a maior parte dos projetos arquitetônicos que marcam o período do ciclo do cacau está em ruínas.

O Presidente do IHGI, Euzner Teles, os membros Arléo Barbosa, Sá Barreto Neto e Jonildo Glória justificaram para a vereadora a urgente necessidade da criação de uma política pública voltada para a promoção e defesa do Patrimônio Cultural de Ilhéus.

Enilda Mendonça concorda que a não preservação da história é um desrespeito, de todos nós, às gerações futuras, é negar a perpetuação da história e a nossa própria identidade. A vereadora sugeriu a criação de um grupo de trabalho que possa elaborar a pauta para uma sessão plenária, proposta por ela à Câmara Municipal, com essa finalidade e a verificação da legislação com esse foco, existente na cidade de Ilhéus.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, Eusner Teles reafirmou “que a valorização do patrimônio histórico e cultura, material e imaterial depende, necessariamente, do seu conhecimento amplo de sua preservação, da consciência e do orgulho que possuímos de nossa própria identidade.”