Notícia

Simpósio de Gestão Empresarial debate estratégias diante dos impactos da Pandemia

Faculdade-de-Ilhéus-visão-noturna-2-Profa.-Cristine-Arães

A Faculdade de Ilhéus realiza o I Simpósio de Gestão Empresarial, nos dias 6 e 7 de maio, com a finalidade de discutir estratégias para minimizar os impactos da pandemia nos negócios. O evento é promovido pelos colegiados dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis e conta com a participação de empreendedores locais e regionais que enfrentam, desde março do ano passado, as adversidades provocadas pelo distanciamento social imposto como prevenção ao novo coronavírus.

O evento é composto por seis palestras, apresentadas a partir das 19 horas, de forma remota, pela Plataforma Teams, que contextualizam o espírito empreendedor em vários ramos do comércio e da indústria. Segundo a professora Cristiane Nunes, coordenadora do curso de Administração, o objetivo do simpósio é expor as estratégias de tecnologia digital utilizadas pelas empresas para o enfrentamento dos impactos da pandemia nos negócios.

A palestra de abertura, nesta quinta-feira, aborda o tema “Profissão Administrador”, com Vitor Dorazzio, pós-graduando em Gestão de Negócios com foco em Competências Comportamentais. Atualmente, Vítor comanda três iniciativas empresariais: a Lasertech Informática, a Yatai Sushi Truck e Açaí Expresso da Ilha.

Em seguida, o administrador Laelson Nascimento vai mostrar o case “Bombom Gelados: Marketing Digital e Inovação na pandemia”. Na sequência, o professor e empresário Robson Braga fala sobre “Impactos da transformação digital nos modelos de negócios”. Braga é mestre em Administração, doutor em Contabilidade e Finanças pela USP, professor da UNEB e consultor financeiro da BR2 Consultoria.

“Profissão Contadora” é o tema da palestra que será apresentada, na sexta-feira, dia 7, às 19 horas, por Luciene Laurett Rangel, pós-graduada em Controladoria e Análise de Balanço pela UVV e mestra em Finanças pela FUCAPE. Atualmente, a profissional atua como responsável na área de serviços financeiros (contas a pagar e a receber, tesouraria, seguros e contabilidade).

Logo após, a empresária Cláudia Farias fala sobre “Reflexos da pandemia no empreendedorismo”. Formada em Pedagogia pela UESC e Ciências Contábeis pela Faculdade de Ilhéus, com MBA pela USP, Cláudia atualmente faz graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foi sócia da CIP Informática e Pizza Express e hoje trabalha na Gertec, como Gerente Contábil, Fiscal e Controladora. Além disso, dirige a Tabacaria Paiol do Mestre e trabalha com locação de imóveis para veraneio.

Para encerrar o simpósio, a psicóloga organizacional Rebeca Faislon vai abordar o tema “Efeitos da pandemia na saúde mental dos colaboradores”. Responsável pela área de Recursos Humanos na rede Itão Supermercados, Rebeca também atua como psicóloga clínica, docente na Faculdade de Ilhéus e na UNIME, tem título de mestra pela Universidade Brasil, além de pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho.