Notícia

Academia Grapiúna de Letras promove palestra “COVID 19: Fatos e boatos. Ciência e política”

20210508_174248

No último sábado, 8/4, às 17h, a Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) de Itabuna, realizou na plataforma Google Meet, em função da inviabilidade de reunião presencial, por causa das medidas restritivas acerca de distanciamento social, face à pandemia Coronavírus, prestigiada reunião ordinária com direito a palestra do confrade-cardiologista Jairo Xavier Filho.

A reunião, que foi conduzida pelo acadêmico-presidente Samuel Leandro Oliveira de Mattos, teve as participações dos acadêmicos Vercil Rodrigues, José Carlos de Oliveira, Lílian Lima Pereira, Antônio José de Souza Baracho, Maria da Glória Oliveira Brandão Marques, Jairo Xavier Filho, Kleber Antônio Torres de Moraes, Luiz Cláudio Zumaêta Costa, Zélia Possidônio dos Santos e Samuel Macedo Guimarães e dos convidados Damares Maria de Oliveira Mattos, Iris Silva Brito, Josanne Francisca Moraes, Telma Viana Soares Brito, Rebeca Lília de Mattos Filgueiras, Isis Silva Brito, Edilza Bastos de Sousa, Eliel Brito Medeiros, Isabela Silva Brito Medeiros, Emyr Apolônio Brito Gomes e Wynne Brito Gomes.

A confreira e poetisa Glória Brandão, na oportunidade, brindou a todos, declamando um dos seus poemas, intitulado “Amigo é doce abrigo”.

Samuel Leandro agradeceu as presenças dos confrades e convidados, e deu votos de boas-vindas aos confrades que retornaram às atividades regulares da “Casa de Letras de Itabuna”, o jornalista Kleber Antônio Torres de Moraes, ao professor-escritor Luiz Cláudio Zumaeta Costa e ao professor universitário Samuel Macedo Guimarães, bem como apresentou o plano de trabalho da equipe gestora, referente ao biênio 2021-2023.

 A assembleia provocada, deliberou unanimemente favorável à proposta da diretoria em conceder ao confrade Ivann Krebs Montenegro, o título de ‘Presidente Emérito da AGRAL’, visto ter sido o seu primeiro presidente e um dos seus idealizadores.

Dentro da proposta da diretoria da AGRAL de fomentar a cultura lato sensu, o confrade Jairo Xavier Filho, que é médico cardiologista, proferiu brilhante e esclarecedora palestra, com o título “COVID 19: Fatos e boatos. Ciência e política”. E após à palestra, abriu-se para acadêmicos e convidados momento para perguntas e comentários.