Notícia

Radialista Tucano Menezes entrevista a secretária municipal de Saúde de Ibicaraí, Luna Tavares

LUNA TAVARES

O Programa Jornal do Tucano, apresentado pelo radialista Tucano Menezes, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas, pela Rádio Cacau FM 88,5, entrevistou na última sexta, dia 21 de maio, a secretária municipal de Saúde de Ibicaraí, Luna Tavares. Na oportunidade a secretária estava acompanhada de Adriana Assis, que se fez presente como membro do comitê de combate à Covid em Ibicaraí.

Por cerca de uma hora o radialista conversou com a secretária, que falou da experiência e desafio em gerir a Secretaria Municipal de Saúde do município de Ibicaraí e das inúmeras cobranças e desconfiança de parte da população por Luna ser filha da atual gestora, Monalisa Tavares. Luna fez questão de agradecer o convite e lembrou que na primeira gestão da sua mãe ela era uma garota e que agora, 12 anos depois, ela faz parte do governo como secretária de uma pasta tão importante.

Luna Tavares, Tucano Menezes e Adriana Assis

Tucano iniciou a entrevista agradecendo as presenças de Luna Tavares e Adriana Assis e na sequência pediu um diagnóstico da saúde do município e como está a Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí.

A secretária Luna Tavares falou da chegada de uma nova variante na cidade e todos os cuidados que a secretaria tem tomado, com uma maior fiscalização e o fechamento do comércio no final de semana, além da “sanitização” e “desinfecção” das principais vias e pontos de acessos de pessoas da cidade. Segundo Luna a cidade já passou 2 mil casos confirmados, com 55 mortes.

Luna falou também do trabalho de conscientização com outdoor e panfletagem. Três vezes na semana é feito o testagem de RT-PCR, testes rápidos nos postos de saúde, além da equipe da Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde na rua, indo de casa em casa e fazendo o mapeamento inicial de possíveis pessoas infectadas ou com sintomas da Covid, além de acompanhamento psicológico de pessoas infectadas.

“É bom que se diga que a partir do momento que foi detectado essa nova variante o poder executivo se reuniu com vereadores e Polícia Militar para discutir estratégia para impedir a proliferação dessa variante e decidimos fazer a desinfecção no final de semana. Foi uma medida emergencial que tomamos para o bem da população”, disse a secretária.

Tucano aproveitou a oportunidade para cobrar da população o distanciamento social, o uso de máscara e álcool gel e pediu que as pessoas denunciem ligando para a Vigilância Sanitária: 73 99869.5831 ou para a CIPM: 3242-3434.

Durante a entrevista Luna explicou que o boletim da Covid tem saído diariamente e com relação ao boletim por setor ela explicou que infelizmente a cidade tem quatro distritos com uma certa distância da sede e a logística tem atrapalhado, por isso o boletim por região tem saído uma vez por semana.

Luna também explicou que existe uma logística semanal para o abastecimento de remédio nos postos de saúde, que o ideal é passar mais de uma vez no posto. A secretária se colocou a disposição para maiores esclarecimentos. Na questão da falta de médico no posto Bela Vista a secretária disse que o médico pediu para sair, devido ao cansaço com a pandemia, mas a secretaria de Saúde está procurando um substituto.

Por fim a secretária agradeceu a Deus, a gestora e sua mãe a doutora Monalisa que acreditou no seu potencial para tocar a Saúde local, a toda a equipe da Saúde, a todos os servidores da prefeitura e pediu que a população local se una nesse momento delicado em prol do combate dessa pandemia.

#Cacaufm #RádioCacauFM #JornaldoTucano #Saúde #UseMáscara #UseÁlcoolGel

#DistanciamentoSocial

Nos acompanhe pelas redes sociais:

✅ https://www.facebook.com/RadioCacauFM

https://www.facebook.com/cacaufm

▶ https://www.instagram.com/cacaufm.com.br/

▶ https://www.instagram.com/on.otavianoneto/

🌐 www.cacaufm.com.br/

Texto e fotos: Ascom Cacau FM