Notícia

Euclides Fernandes solicita ações contra degradação do Rio de Contas

Deputado Euclides Fernandes

Preocupado com a degradação do Rio de Contas, em especial no trecho que passa por Jequié, o deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou indicação ao prefeito do município, Zé Cocá, para que envide esforços para sua revitalização, com a rearborização do leito do rio, além de combater a retirada ilegal de areia e o desenfreado descarte de resíduos e dejetos.

No documento, exarado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar lembra que o principal rio da Bacia do Rio de Contas era, há alguns anos, um local de atração e lazer para os moradores de Jequié e região: “Ali praticava-se pesca, esportes aquáticos e até futebol ao longo da extensa faixa de areia. Ocorre que o leito do rio foi continuamente degradado pela ação de retirada ilegal de areia e outras ações humanas”.

Euclides Fernandes lamentou o estado atual do trecho do leito que corta o município, “totalmente poluído e descuidado”, chamando a atenção para que o alcaide tome providências para impedir “o despejo desenfreado de resíduos e dejetos no rio, bem como a degradação da fauna e flora que fazem parte do ecossistema em foco”.