Notícia

Olivia Santana quer a inclusão do projeto judô na rede estadual

Deputada Olívia Santana

Atenta aos benefícios educacionais viabilizados pela prática esportiva no ambiente escolar, a deputada Olívia Santana (PC do B) recomendou ao governador Rui Costa, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a criação do projeto Judô nas Escolas. Segundo a parlamentar, o projeto visa proporcionar o acesso à prática esportiva gratuita; a inclusão social; além de colaborar com a mudança do quadro atual de violência, drogas e vulnerabilidade social de crianças, jovens e adolescentes.

Conforme ressaltou Olívia Santana, garantir o acesso à educação, esporte e lazer é dever do Estado e direito de todos. Para a deputada, gerar a formação integral dos cidadãos e trabalhar os valores de cooperação, respeito, responsabilidade, autoestima, e superação trazidas através do esporte, é o caminho mais adequado para atrair a atenção do estudante e evitar a evasão escolar. “A palavra Judô significa caminho suave e o conceito que define esta arte marcial é totalmente compatível com o desenvolvimento educacional, especialmente na fase infanto juvenil. O Judô é uma importante ferramenta, tendo em vista o incentivo e aprimoramento de habilidades fundamentais para os seres humanos. Disciplina, respeito, educação, condicionamento físico, técnica, humildade e resiliência são valores e habilidades fundamentais que a atividade proporciona aos seus praticantes”, afirmou.

A Bahia se destaca como um dos principais estados no desenvolvimento e a prática esportiva do Judô, tanto na dimensão participativa, educacional, quanto na modalidade do alto rendimento profissional. Segundo Olívia Santana, é desnecessário asseverar que o Judô é um grande aliado das políticas públicas para o crescimento social e pessoal de cidadãos e cidadãs, inclusive no enfrentamento à violência urbana, envolvimento, uso e tráfico de drogas ilícitas, gravidez precoce, contaminação por doença sexualmente transmissível, entre outras ocorrências indesejadas.

“Nessa linha, a Federação Baiana de Judô (Febaju) tem dialogado com o nosso mandato popular com vistas a articular a implementação do projeto Judô nas Escolas em todo o Estado”, conta.

O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade como forma de inclusão social de crianças e adolescentes na faixa etária 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, de maneira sistematizada e continuada, que estimulem os valores positivos do esporte Judô e contribuam para o desenvolvimento do indivíduo de forma integral na formação de sua cidadania e a prática do lazer, propiciando assim, melhorias na qualidade de vida dos alunos e de seus familiares, bem como da comunidade que os mesmos estão inseridos. O Projeto Judô nas Escolas tem como público-alvo crianças e adolescentes no município de Jequié e região, com faixa etária a partir de 6 anos de idade, expostos aos riscos sociais e matriculados nas escolas públicas.