Notícia

Aula especial com três Administradoras marca o dia da profissão, em Ilhéus

Faculdade de Ilhéus (Foto Victor Rezende)

Por iniciativa do colegiado do curso de Administração, da Faculdade de Ilhéus, uma aula especial foi ministrada no dia 9 de setembro, data comemorativa ao Dia do Administrador, às 19 horas, através da naPlataforma Teams, com a participação de três atuantes profissionais da área, Daianne Gabrielle Morais Behrmann, Geisibel de Lima e Lorrane Tainá Benevides da Silva. A professora Cristiane Nunes, coordenadora do curso, ficou como moderadora das exposições.

A proposta do evento foi abordar as áreas de atuação do Administrador, apresentando profissionais dos setores público e privado que se notabilizam pela visão empreendedora. Cristiane Nunes lembra que em 2021, o curso de Administração completa 56 anos de regulamentação da profissão, e o Conselho Federal de Administração (CFA) lançou a campanha “#ADM: o profissional chave para a recuperação econômica do país.”

O tema tem sido debatido em Ilhéus também por incentivo da representante local do CRA, a administradora Graziela Guimarães, que atualmente é aluna do sexto semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus e do curso de pós-graduação em Prática Jurídica em Direito Público e Direito Privado, na mesma instituição.

Sendo assim, o evento em comemoração ao dia do Administrador, no curso de Administração, da Faculdade de Ilhéus, alinhou a importância do profissional às possibilidades de atuação que a formação proporciona, “já que formamos um profissional com visão sistêmica do ambiente organizacional, para atuar em seus diversos setores e ainda poder empreender criando seu próprio negócio”, explica a professora Cristiane Nunes. 

A aula especial se desenvolveu com muito dinamismo durante a exposição das experiências profissionais abordadas pelas administradoras convidadas. Daianne Gabrielle Morais Behrmann, por exemplo, mestra em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pós-graduada em Administração Financeira pela Faculdade de Ilhéus, disse que iniciei a jornada como empreendedora, em 2015, com a criação da marca Spoletta. “Hoje dedico os meus dias a uma das coisas que mais gosto de fazer na vida: tornar o sono de muitas famílias mais especial!”, através da loja implantada no bairro do Pontal.

Ela bordou os desafios da jornada empreendedora, a influência da pandemia nos negócios e as estratégias que precisaram ser adotadas para enfrentar as limitações do momento, além da importância da formação em Administração para o sucesso do seu negócio.

Bacharela em Administração pela Faculdade de Ilhéus, Geisibel de Lima é pós-graduanda em Controladoria e Finanças pela FTC, possui formação em Coaching (Américas Coaching) e atualmente é a coordenadora administrativa do Núcleo de Saúde da Unimed-Ilhéus. 

Na oportunidade, Geisibel falou sobre os desafios da gestão nos serviços de saúde, a importância da formação no crescimento profissional e as oportunidades que lhe foram dadas a partir do ensino superior. Além disso, explanou sobre os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus nos serviços de saúde, “que não podiam parar e, ao mesmo tempo, afetaram os clientes e colaboradores física e mentalmente.”

A terceira participação foi da bacharela em Administração, Lorrane Tainá Benevides da Silva, formada na Faculdade de Ilhéus e que hoje atua como chefe do Setor de Contratos da Secretaria de Saúde do município de Ilhéus. ​A profissional abordou os desafios do setor público no que diz respeito às suas particularidades de funcionamento, que exige muito mais critério e burocracia na tomada de decisão, já que está orientado por um conjunto de leis que norteia todo o processo.

Além disso, falou sobre a forma como a urgência das medidas sanitárias durante a pandemia da Covid-19 “foram mais desafiadoras nesse sentido, para que o município pudesse atuar de forma assertiva no combate à doença, com os recursos e insumos necessários ao trabalho.” 

O encerramento do evento contou com apresentação de música ao vivo, ainda na plataforma digital, pela também Administradora Jaqueline Vieira Souza Pinheiro, além de sorteios de brindes ofertados pela Spoletta Pijamas, Yatai Sushi Truck e Destack Jóias.