Notícia

Faculdade Madre Thaís forma a primeira turma de tecnólogos em Produção de Cacau e Chocolate do Brasil

10-9-21 Formatura Cacau e Chocolate FMT - foto Jonildo Glória (145)

A formatura dos primeiros profissionais do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, realizada pela Faculdade Madre Thaís (FMT), ocorreu na noite de sexta-feira, dez de setembro, no Auditório Cid Gesteira. Os formandos estarão habilitados para contribuir de forma específica no desenvolvimento técnico e socioeconômico das regiões produtoras de cacau e nas indústrias moageiras de amêndoas e fábricas de chocolate em todo país e no exterior.

Trata-se do primeiro curso de graduação, no mundo, voltado para a área de produção de cacau e chocolate. “Este momento representa uma vitória para vocês formandos e, também, para a Faculdade Madre Thaís. Um sonho que começou em 2018 com a autorização do Curso. A grade curricular foi construída pelos docentes e pesquisadores da FMT liderados pela professora Cilene Nascimento Souza, coordenadora do Curso. O projeto inédito no Brasil e mundo, foi aprovado com nota “4” (máximo é “5”), lembrou a diretora Acadêmica da instituição e presidente da solenidade, Ms. Tatiana Barcelos.

A professora Cilene destacou as dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes da primeira turma de um curso inédito que teve no meio do caminho um advento não previsto: “a pandemia provocada pela Covid-19, que trouxe a necessidade de nos reinventar, ter paciência, reaprender a estudar, a se relacionar, se doar, interagir e principalmente, cuidar um do outro. Novo ambiente de aulas e ferramentas de ensino, propiciou um novo modo da relação ensino x aprendizagem. Nós vencemos, graças a determinação de cada um de vocês.”

Dos 20 alunos que iniciaram a primeira turma, quatro receberam o diploma sem solenidade, dez ainda não concluíram – alguns prejudicados pela pandemia – e, Climério Augusto Pereira Neves, Edileide da Silva Monteiro, Jorge Farias dos Santos, Marcos de Jesus Nascimento Supino, Priscilla Ramos Perlira e Yuri de Freitas Matos Bispo, participaram da solenidade de colação de grau. “Todos esses já estão colocados no mercado de trabalho. Eles estão trabalhando em indústrias moageiras, fábricas de chocolate, centro de pesquisa e em consultoria,” comemora diretor da mantenedora da FMT, Isidoro Levigne Gesteira.

Foram homenageados a professora Cilene Nascimento Souza, paraninfa da turma e coordenadora do Curso; o professor Carlyle Matos, patrono da turma e, Carolina Fernandes, professora homenageada pela turma.

Finalizando a solenidade a diretora Pedagogica da FMT ressaltou a “extrema importância deste momento, para a Faculdade, pois estamos entregando à sociedade a primeira turma de tecnólogos em Cacau e Chocolate formados pela Faculdade Madre Thaís. Eu lhes peço, com muita humildade, que nunca se esqueçam dos princípios nos quais se formaram; que não desistam de lutar a boa luta e que se inspirem na vida, na alegria, na virtude e no amor.”

“Que, assim como as borboletas, o trabalho de cada seja silencioso e discreto, pois o que deve aparecer é a presença do fruto perfeito e que para isso não lhes faltem o conhecimento, a ética e principalmente o amor,” concluiu a professora Tatiana Barcelos.