Notícia

Entidades de servidores da Bahia se reúnem na AFPEB para discutir defasagem salarial

Foto Reunião de Servidores -3

Categoria está sem recomposição salarial há sete anos

A AFPEB – Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia recebeu, em sua sede, diversas entidades representativas de servidores públicos da Bahia para debater a defasagem salarial que atinge a categoria. “Estamos há quase sete anos sem recomposição salarial, fato sem precedentes no funcionalismo público do Estado. Os servidores públicos são a coluna mestra do Estado e merecem respeito”, afirma o presidente da AFPEB, Carlos Kruschewsky.  O encontro ocorreu na quarta-feira, 29 de setembro.

A vice-presidente da AFPEB, Diana Simões, sinaliza o descumprimento da data base da categoria. “É muito grave. Deveria ocorrer anualmente no mês de janeiro! Nunca foi desrespeitada repetidamente por um período tão amplo”.

Os representantes dos sindicatos e associações expuseram, na oportunidade, as situações dramáticas enfrentadas pelos servidores. As perdas acumuladas já superam a triste marca de mais de 40% no poder aquisitivo dos profissionais. “Muitos ganham abaixo do salário mínimo”, afirma Diana Simões.

As entidades seguem em conjunto na luta em defesa dos direitos dos servidores estaduais. Eles querem além da recomposição salarial, a atualização de valores de diárias de viagens e auxilio alimentação. Uma nova reunião dos sindicatos e associações está marcada para a próxima terça-feira, às 14h30, novamente na sede da AFPEB, na Rua Carlos Gomes, no Centro de Salvador.