Notícia

Faculdade de Ilhéus completa 19 anos

20211002_161158 (2)

Pioneira na oferta de cursos em nível superior no setor privado, a Faculdade de Ilhéus completa 19 anos, hoje, 2 de outubro, com uma significativa contribuição à região Sul da Bahia através da formação de mão de obra especializada e de serviços sociais prestados à comunidade. No início, através de parceria, funcionou em algumas salas do Colégio Vitória, no bairro Conquista. Em seguida, a instituição investiu na construção de sua sede própria, localizada na Avenida Tancredo Neves, à margem da Rodovia BA-001, e tem-se expandido durante todo o tempo.

Implantada em 2002, apenas com os cursos de Ciências Contábeis e Administração, a Faculdade de Ilhéus atualmente oferece mais cursos de graduação: Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Ao longo de sua história, já graduou quase quatro mil profissionais aptos ao mercado de trabalho.

A instituição surgiu em um período de grave crise da lavoura do cacau, que abalou a economia da região Sul da Bahia, comprometida com o ensino superior de qualidade, baseado na cultura do empreendedorismo. Ao ampliar a sua atuação, passou a oferecer 17 cursos em nível de pós-graduação, além de cursos profissionalizantes.

            Para o diretor-geral, professor Almir Milanesi, a instituição chega aos 19 anos “e segue fiel ao compromisso de prestar um bom serviço à sociedade, com um ensino eficiente na preparação de mão de obra qualificada, com base na formação ética e holística, que resulte em crescimento profissional e em ações sociais na área da saúde, no setor jurídico e no incentivo à cultura empreendedora, em prol do desenvolvimento regional.”

Pandemia – Com o advento da pandemia da Covid-19, em março do ano passado, que determinou a suspensão das aulas presenciais, a equipe da faculdade se empenhou para implementar um sistema de aulas remotas, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, para dar continuidade à produção do conhecimento e do aprendizado. As atividades acadêmicas foram adaptadas à realidade do momento, no modo virtual, em obediência às medidas de prevenção e contra a disseminação do novo coronavírus.

Atualmente, após o avanço da campanha de imunização da população e a consequente flexibilização das medidas de distanciamento social, a Faculdade já oferta aulas no sistema híbrido para algumas disciplinas, o que permite a uma parte do alunado comparecer, presencialmente, à sala de aula. Nesse sentindo, continua adotando todos os protocolos de segurança, com o objetivo de padronizar, sistematizar e normatizar os procedimentos de retorno gradual às atividades acadêmicas, de forma segura.

Nesse período de pandemia, a instituição também realizou ações de solidariedade social, tanto para conter o avanço do coronavírus no município, como para prestar apoio a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Houve a doação de mais de cinco toneladas de alimentos, distribuídas entre famílias residentes em diversos bairros da cidade, e entre artistas locais em situação de fragilidade socioeconômica.