Notícia

Agricultura Familiar é destaque no Festival de Sabores de Itacaré

WhatsApp Image 2021-10-14 at 19.22.27

A produção da agricultura familiar de comunidades rurais de Itacaré, com sua diversidade de sabores, cores e aromas, estão em lugar de destaque no VIII Festival Sabores de Itacaré, que acontece na Praça São Miguel, localizada na orla da sede do município. A abertura do evento, que tem como tema: Da Origem ao Prato, aconteceu nesta quinta-feira (14), com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Itacaré, de órgãos do Governo do Estado, de associações e cooperativas regionais e do público visitante.  

A programação do festival gastronômico segue até o dia 24 de outubro de 2021, iniciando sempre a partir das 7h, valorizando os produtos da agricultura familiar. Além das atrações gastronômicas e apresentações artísticas e culturais, o público do festival conta com uma Feira da Agricultura Familiar. São mais de 20 agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais do município, que ofertam uma diversidade de alimentos saudáveis para os visitantes. 

Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destaca que o Governo do Estado acredita na pujança e no potencial turístico de Itacaré, que está representado por diversos órgãos do Estado e, por isso, apoia eventos como o festival, que é uma importante oportunidade para que os agricultores familiares interajam com o público urbano, comercializando seus produtos. 

“É por isso que o festival é tão importante, por fazer essa aproximação com turistas, mas também com donos de bares e restaurantes, porque a agricultura familiar, abastecendo esses restaurantes e essa rede hoteleira de Itacaré, estará fortalecendo, também, a economia do município. Ganha quem está vendendo e ganha os agricultores familiares que comercializam seus produtos”, ressalta Dias. 

O prefeito de Itacaré, Antonio de Anízio, declara que o festival é um importante evento, que atrai turistas e aumenta o fluxo de comercialização, especialmente dos produtos da agricultura familiar: “A Feira da Agricultura Familiar faz parte do festival e é onde nós encontramos uma porta, que é a do turismo, para que os produtos dos nossos agricultores consigam ter o mercado no próprio município. Itacaré recebe turistas do mundo inteiro e essa é uma oportunidade que o agricultor tem de apresentar seus produtos e fazer a comercialização para restaurantes e comércio local, que irão atender aos turistas. Então, esse casamento do festival gastronômico, turismo e agricultura familiar é de suma importância”. 

José Alves Ferreira, conhecido como Bubu, que é do Assentamento Pancada Grande, e presidente do Conselho da Agricultura do Município de Itacaré, participa do evento e ressalta a importância do festival e o apoio do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR e da Prefeitura Municipal. Ele salienta que, apesar de ainda precisar de avanços, essa é uma grande oportunidade para a agricultura familiar do município, que vem crescendo: “É de grande importância esse festival, com a agricultura familiar participando junto, para apresentar para a sociedade o que significa a agricultura familiar, nossa agricultura forte, com os produtos sendo expostos na feira. Que a população venha prestigiar e comprar os produtos na mão dos agricultores”. 

Cozinha Show

A programação do Festival conta ainda com a realização da Cozinha Show, que será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro, sempre das 19h às 21h, e a Cozinha Show Kids, das 15h às 16h. Os chefs e as chefs de cozinha que participam da Cozinha Show são: Faby Ferraz; Henrique Cruz; Marly Katarina; Lelo; Jô; Sandra Kaena; Neco Guarnieri; Zilma Helena; Cris Rosa; Clécio Campos; Leleco; e Ícaro Rosa. Os principais produtos utilizados pelos chefs poderão ser adquiridos na Feira da Agricultura Familiar que acontece durante o festival. 

A Chef Cris Rosa utilizará, na sua participação na Cozinha Show, ingredientes como capim cidreira, manjericão, salsa, coentro e palmito pupunha, na elaboração do prato: Camarões ao perfume de chamicury de capim santo, em cama de vinagrete de andu e pupunha fresca. Ela escolheu como tema da sua apresentação: De Volta ao Campo: para prestigiar a agricultura familiar: “Sim, acredito neste retorno ao campo, em valorização da agricultura familiar”. 

Outra atração do festival é a Feira de Artesanato, que contará com uma diversidade cultural, presente em imagens de santos barrocos em argila, outros trabalhos em cerâmica, bordados, trançado de fibras naturais de cipós, aproveitamentos de cocos, arte em tecido e retalhos e em crochê, algumas das peças produzidas por artesãos e artesãs de comunidades quilombolas da região. 

O evento, realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Itacaré e parceiros, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Turismo e Bahiagás.