Notícia

Adolfo Menezes defende sintonia entre o parlamento e os anseios dos brasileiros

ALBA
Presidente advogou ainda a austeridade na aplicação dos recursos do Parlamento, a ampliação da transparência das ações legislativas e administrativas

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), o sistema representativo nacional precisa de um ajuste para torná-lo capaz de oferecer, com rapidez, respostas às demandas da população. Esse movimento deve ser acompanhado, completou, também de alteração de algumas atitudes dos parlamentares que não estão em consonância com a realidade nacional e com a expectativa dos brasileiros.

A fala do presidente Adolfo Menezes movimentou a reunião do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas, que ocorre em paralelo à 24ª Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida pela deputada baiana Ivana Bastos (PSD). O evento, que acontece em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, discute tema correlato: “Redesenhando os Caminhos do Parlamento”.

Aplaudido pela forma direta e clara do pronunciamento, Menezes defendeu ainda a austeridade na aplicação dos recursos orçamentários do Parlamento, a ampliação da transparência das ações legislativas e administrativas, bem como a busca de mecanismos institucionais para aproximar ainda mais dos cidadãos os legislativos estaduais e o próprio Congresso.

Essa reunião congregou – virtual ou presencialmente – todos os 27 presidentes de assembleias do Brasil, que alinharam propostas para aumentar o espaço de legislar dos parlamentos estaduais, espremidos entre o poderio legiferante do Congresso Nacional e das câmaras municipais. O resultado dos trabalhos será consolidado num documento formal das assembleias legislativas, a ser encaminhado ao Parlamento federal.

(Foto: Ascom Unale Agência ALBA)