Notícia

VI Congresso oncológico mirim do sul da Bahia começa quinta-feira em Itabuna

Raquel Prudente. Gacc

Com o objetivo de orientar voluntários, familiares e responsáveis sobre os cuidados que precisam ter diariamente com as crianças que estão em tratamento oncológico, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc-Sul Bahia), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e Secretaria Municipal de Educação, promove na quinta (2) e na sexta-feira (3), mais uma edição do Congresso Oncológico Mirim, que terá como tema principal “Acolher a Vida”. Serão realizadas quatro oficinas, além de uma palestra sobre as “Fases do Luto”.

Durante os dois dias de Congresso Oncológico serão debatidos temas como cuidados com saúde física, aspectos emocionais, educacionais e sociais dos pacientes e seus cuidadores. O evento será aberto com uma mesa redonda no auditório do prédio do administrativo da Santa Casa de Itabuna, no Hospital Calixto Midlej Filho, a partir das 18h, com a participação de Maria Rita Prudente (diretora pedagógica do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar-ATEHD), Teresa Fonseca (médica oncológica), Janaína Araújo (secretária municipal de Educação) e Katiúscia Anjos (coordenadora do ATEHD), que será a mediadora. Haverá também transmissão do evento pela internet.

Na sequência, haverá palestra da psicóloga Raquel Prudente, que falará das “Fases do Luto”. Além disso, os inscritos no Congresso Oncológico poderão acompanhar relatos e conhecer as experiências de pessoas envolvidas no processo de tratamento de pacientes. “Nesse grande encontro entre pacientes, familiares, equipes de saúde e educação, acolheremos as rosas, girassóis, bem-me-quer, mandacarus e margaridas que fazem parte do nosso jardim”, afirma Maria Rita Prudente, uma das coordenadoras do evento, fazendo uma analogia.

No segundo dia de Congresso Oncológico, a programação começa às 9, com oficina online “Acolhendo Girassóis” (6 a 10 anos). No período da tarde, às 15, serão realizados, simultaneamente, três eventos: a oficina Acolhendo Bem-me-quer (1 a 5 anos), na Casa de Apoio do Gacc, na Rua Europa Unida, no bairro São Judas; a oficina online Acolhendo Mandacarús (11 a 15 anos), além da Ciranda das Margaridas, uma oficina direcionada aos pais e cuidadores.

Maria Rita Prudente afirma que o Congresso Oncológico é a oportunidade que os familiares e voluntários têm para conhecer um pouco mais sobre cada etapa do tratamento do paciente e de que forma poderão contribuir para melhoria de qualidade de vida. Para saber como participar, os interessados devem entrar contato pelo telefone (73) 3618-4100 ou ainda pelo e-mail ascom@gaccsulbahia.org.br.