Notícia

Caminhada pelo Dia Mundial de Combate à Aids inicia o Dezembro Vermelho em Itabuna

Caminhada no Dia de Luta contra HIV abre Dezembro Vermelho - Foto Roberto Santos (2)

Representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), profissionais e agentes comunitários de Saúde, gestores, bem como pacientes com HIV, participaram na tarde desta quarta-feira, dia 1 º, da Caminhada da Prevenção Contra a Aids. Os participantes saíram da Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) e percorreram toda extensão da Avenida Cinquentenário.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento às Pessoas (Cerpat), programou a caminhada para, além de marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, iniciar a programação da Campanha Dezembro Vermelho, que visa promover uma mobilização de luta contra HIV/Aids, bem como sensibilizar à população para a conscientização contra o preconceito e não estigmatização discriminatória das pessoas que vivem com HIV.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressaltou que a Campanha do Dezembro Vermelho é focada no tema: “A vida é mais forte que a Aids”, e quer promover uma maior conscientização em relação ao HIV. “Primeiramente, conscientizar para a prevenção. Segundo, para o diagnóstico e detecção e tratamentos precoces para pessoas que mantiveram ou mantêm comportamento de risco. E, em terceiro lugar, conscientizar para a derrubada do estigma discriminatório e preconceituoso contra portadores do HIV/Aids”, afirmou.

Lívia Mendes também chamou a atenção para a urgente necessidade de se promover o respeito e a inclusão social dos portadores do vírus e das pessoas acometidas pela doença. Ela lembrou que pacientes com HIV/Aids têm os mesmos direitos e devem de ser acolhidos socialmente como todo e qualquer outro paciente portador de doenças crônicas.

Também presente na Caminhada da Prevenção Contra a Aids, a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que o Dezembro Vermelho é um momento para alertar à comunidade que existe uma preocupação por parte da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de que a população busque com mais frequência os serviços e participem das ações preventivas promovidas pelo Cerpat, a exemplo das testagens rápidas para detecção do HIV, Hepatite e Sífilis, realizadas gratuitamente.

Maristella disse ainda que a programação da Campanha do Dezembro Vermelho terá sequência no sábado com a Pedalada da Prevenção, que reunirá ciclistas da cidade, além de ações de mobilização nas salas de espera das unidades de saúde e realização de testes rápidos em alguns estabelecimentos de Itabuna. A mobilização em Itabuna será encerrada com palestra e noite de autógrafos com o médico Júlio Brito, um dos infectologistas precursores no diagnóstico e tratamento do HIV/Aids no Sul da Bahia.

A coordenadora do Cepart, Fernanda Barros, destacou que a unidade de referência para uma microrregião que envolve 22 municípios, oferecendo atendimento preventivo, com a distribuição de preservativos, diagnóstico precoce e tratamento para pacientes com HIV/Aids, bem como para detecção das hepatites virais e sífilis. Fernanda revelou que neste ano, até o último mês de novembro, foram contabilizados 158 novos casos de pessoas vivendo com o HIV na área de abrangência do Cerpat de Itabuna.