Notícia

Fundação Marimbeta fornece todo mês 20 mil pães às famílias carentes de Itabuna

Presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva - Foto Ascom

A revitalização da padaria, instalada no Sítio I, no Bairro São Roque, foi, segundo o professor Valter Silva, uma de suas principais realizações à frente da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente em 2021. “Ao longo do ano, enfrentamos uma série de dificuldades, mas conseguimos superá-las e implantar o ‘Projeto Alimenta’, que produz e fornece mensalmente 20 mil pães garantindo o alimento diário para crianças e adolescentes assistidos, e também para suas famílias”, afirmou o presidente.
Esses dados constam do Relatório elaborado pela diretoria da Fundação Marimbeta e entregue ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O documento apresenta as atividades realizadas pela entidade. “Apesar do desafio, em nenhum momento deixamos de trabalhar. A sede esteve sempre aberta, as unidades respeitaram os decretos municipais e estadual e a equipe de profissionais da instituição presta um serviço de qualidade às crianças e aos adolescentes carentes”, garantiu.

“Como saldo positivo, nós temos a criação de uma Comissão para averiguar o patrimônio da entidade e a realização de um estudo para verificar a área de responsabilidade da Marimbeta”, destacou o professor Valter Silva. Ele lembrou também o início da regularização da área, após a ocorrência de tentativa de invasões em áreas das unidades.

“Além disso, buscamos regularizar a situação financeira da entidade junto à Caixa Econômica Federal e à Receita Federal. Outros dois marcos importantes foram a adequação do Estatuto da Marimbeta e a constituição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação”, afirmou.

Ao agradecer ao prefeito Augusto Castro, “que tem nos dado apoio e autonomia para desenvolvermos nosso trabalho à frente da Marimbeta”, Valter Silva ressaltou que “os resultados sociais nem sempre são visíveis ou de resultado imediato. Por vezes, os frutos do trabalho são percebidos em momento posterior”, assinalou.

Para o presidente da Fundação, “todas as ações realizadas este ano são fruto do trabalho de todos funcionários que com empenho, dedicação, compromisso, zelo, disposição e confiança fizeram muito ao longo deste período”.
Fundada em 30 de novembro de 1984 como Sítio do Menor Trabalhador de Itabuna, a instituição completou em novembro, 34 anos de existência. Em 2001, por meio de uma Lei municipal, passou a denominar-se Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente.
Atualmente, as equipes multidisciplinares da  Fundação Marimbeta atendem cerca de 450 alunos em quatro unidades nos bairros do São Roque, Fonseca, São Pedro e Nova Ferradas. São oferecidas oficinas de arte verde, artesanato, balé, capoeira, culinária, esporte e recreação, garçom/garçonete, informática, manicure/pedicure, serigrafia, violão e artes marciais no contraturno das aulas. O Sítio 4, no distrito de Mutuns, no momento está desativado.