Notícia

Hospital de Ibicaraí volta a receber pacientes de outras cidades para internação

PACIENTES

A tarde de sábado, dia 1º de janeiro de 2022, marca o renascimento do Hospital Arlete Marom de Magalhães de Ibicaraí (HAMM) como equipamento de Saúde no auxílio, assistência e tratamento de pessoas enfermas. Depois de mais de uma década o HAMM voltou a receber pacientes de outras cidades. Dois helicópteros de Itabuna pousaram no estádio municipal com cinco pacientes. A ação contou com o auxílio de duas ambulâncias (uma do SAMU e uma do HAMM) que encaminharam os pacientes para internamento no hospital.

O hospital, que nos últimos anos funcionou precariamente (como um posto avançado de saúde), em apenas um ano de governo a médica e prefeita Monalisa Tavares cumpriu com o que prometeu e voltou a dar dignidade à saúde local. Investimentos pontuais no HAMM, com a construção do muro no entorno do prédio, uma reforma emergencial na estrutura física e elétrica, instalação do aparelho de Raio X, além de uma equipe de profissionais qualificados e um olhar profissional para o hospital.

Esse olhar diferenciado da prefeita e da secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, para com a Saúde local, reflete em toda a região. Hoje o município foi procurado pela Saúde da cidade de Itabuna que solicitou leitos do HAMM para a transferência e internação de cinco pacientes da UPA daquela cidade, unidade essa que se encontra com todos os seus leitos ocupados.

A Enfermeira Rafaela Caldas, Coordenadora do SAMU, juntamente com o Dr. Walbert, Coordenador Geral da Central de Regulação de Itabuna, solicitaram, diretamente com a diretora do HAMM, Zenáuria Reis, a transferência de 5 pacientes da UPA de Itabuna para o Hospital Arlete Marom de Magalhães, devido a grande demanda de urgência e emergência da sua unidade.

A secretária Luna Tavares foi informada da solicitação e de imediato autorizou a transferência desses pacientes de Itabuna para o hospital de Ibicaraí. “Para nós é um motivo de orgulho poder servir Itabuna, cidade polo de Saúde e que nos serve diariamente. Fizemos investimentos pontuais no HAMM e hoje podemos sim, receber, atender e internar esses pacientes”, disse a Secretária de Saúde.

“Até o ano passado seria inimaginável algo desse tipo: estarmos recebendo dois helicópteros com cinco pacientes para ficarem internados no nosso hospital. Encontrei uma estrutura abandonada e fizemos investimentos e pretendemos fazer muito mais. Hoje, graças a Deus estamos sendo lembrados e podendo ajudar uma cidade como Itabuna. Se eles nos procuraram é porque temos boa estrutura e nosso hospital verdadeiramente funciona como um hospital. Estou muito orgulhosa e feliz em saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido e Ibicaraí volta a ter credibilidade e ser referência na Saúde do Sul da Bahia”, disse a prefeita Monalisa Tavares.