Notícia

Prefeito Augusto Castro oficializa a abertura da Maternidade Otaciana Pinto

Maternidade Otaciana Pinto, no Loteamento Nossa Senhora das Graças - Foto Roberto Santos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), oficializa a reabertura da Maternidade Otaciana Pinto, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, depois da assinatura da contratualização de 27 leitos com o Instituto de Gestão Aplicada (I.G.A) para a compra de serviços pediatria e partos de risco habitual. O ato acontecerá nesta quinta-feira, dia 27, às 16 horas, contando com a presença de autoridades e convidados.

Desde o ano passado, a Administração municipal vem trabalhando para a melhoria do atendimento à população na atenção primária, média e alta complexidade depois de ter encontrado postos de saúde sem manutenção, investimentos e obras e alguns equipamentos importantes da rede privada de Saúde em dificuldades, particularmente para o atendimento materno-infantil.

Numa primeira fase, a Prefeitura contratou o Hospital Manoel Novaes para partos, atendimentos de urgência e emergência na pediatria e obstetrícia de alto risco e funcionamento 24 horas. Além disso, destinou investimentos ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, unidade de urgência e emergência para toda a região, atendendo cerca de 120 municípios, também como “portas abertas”.

Depois de dificuldades nas negociações com a direção da Maternidade da Mãe Pobre, no último quadrimestre do ano passado a Secretaria Municipal de Saúde chegou a um acordo com o IGA que assumiu a gestão da unidade que agora, além de passar a nova denominação, está apta à prestação de serviços médico-hospitalares às mães e os bebês.

Outro acordo importante na área se deu com a direção do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) que vai passar a oferecer atendimento infantil. Para isso, o prefeito Augusto Castro conseguiu o apoio do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) que destinou uma emenda no valor de R$ 600 mil para as obras de requalificação da unidade, onde atualmente funciona um gripário infantil


Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna