Notícia

Pescadores e marisqueiros de Maraú recebem equipamentos de trabalho para aumentar a renda

WhatsApp Image 2022-02-04 at 16.03.14

Os pescadores, pescadoras, marisqueiros e marisqueiras, da comunidade Barra Grande, do município de Maraú, Território Litoral Sul, agora contam com mais segurança no trabalho e com novos equipamentos para desenvolver suas atividades, a partir dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva.  

Na localidade, foram entregues 15 freezers e 20 kits pesqueiros, com baldes, redes de pesca, luvas e coletes, beneficiando diretamente 100 famílias que fazem parte da Associação dos Pescadores de Barra Grande. Também serão entregues kits de proteção individual e acessórios para as embarcações, entre outros equipamentos.  

A comunidade será beneficiada ainda com a construção de um estaleiro comunitário, que está em fase de conclusão, com entrega prevista para este primeiro semestre de 2022. O estaleiro será equipado e entregue pronto, para que as famílias possam construir barcos, gerando mais alternativa de renda. O investimento total é de R$879,3 mil.  

Para o pescador Aurino Lima dos Santos, as entregas realizadas vão melhorar o lucro das famílias. “Eu pesco de rede e de mergulho. Quando a pescaria é boa e pesco bastante peixe, não tenho onde armazenar. Tenho que vender tudo no mesmo dia e muitas vezes acabo vendendo por um preço muito baixo. Com o freezer, posso pescar qualquer quantidade e armazenar pra vender com preço justo”. 

Para a marisqueira Francisca Santiago, o kit pesqueiro vai ser de grande utilidade. “Ter os equipamentos certos para a gente trabalhar faz toda a diferença”.  

A ação se insere na estratégia de políticas públicas, que vêm sendo realizadas no Estado da Bahia para o estímulo à agricultura familiar, visando incluir essas famílias no mercado consumidor, atuando no fomento à produção, comercialização e na melhoria da infraestrutura no rural baiano.  

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Banco Mundial. 

(Fonte Ascom SDR-CAR)