Notícia

Prefeitura de Ibicaraí entrega Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro totalmente reformado

VISTA AEREA COLÉGIO

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou no final de tarde de sexta-feira, dia 6, o Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro totalmente reformado para a população da Salomeia, distrito localizado na zona oeste de Ibicaraí.

Nem mesmo a falta de energia em todo o distrito – em virtude de uma manutenção da rede elétrica – tirou o brilho, a luz e a energia positiva de todos os presentes nas dependências da escola, que ligaram simultaneamente seus celulares e iluminaram o local e se fizeram presentes por quase uma hora, ouvindo atentamente e em silêncio as autoridades presentes.

As inúmeras preces feitas valeram a pena e, graças a Deus, às 18:38h, a energia elétrica voltou e o que já estava animado virou uma grande festa de alegria e agradecimento pelo “novo colégio’ que foi literalmente reconstruído, com reforma do telhado, troca de toda rede elétrica e manutenção da rede hidráulica, aplicação de forro, nova pintura nas áreas internas e externas, aplicação de piso cerâmico, aplicação de portas e janelas de blindex, novo gradil, nova cozinha e diretoria, novo piso, bancos e mesas na área de recreação, além da reforma total de todos os banheiros, com nova cerâmica, pias, vasos e blindex. O mesmo nome para um ‘novo colégio’.

Na oportunidade os vereadores Jonathas Soares, Herbert Santana, Silvana Santana e Edy da Vila usaram a palavra para dizer que o Legislativo Municipal vai estar sempre presente nessa caminhada, porque o compromisso de todos os vereadores é com o povo de Ibicaraí e seus distritos e que a educação é a base para o futuro de toda e qualquer cidade que quer crescer e prosperar.

Na sequência a Diretora do Ramiro Berbert, Cristiana Conceição, usou da palavra e agradeceu a todos os presentes. Cristiana chamou toda a equipe para fazer parte da homenagem e uma oração e na sequência a diretora agradeceu a prefeita pela belíssima reforma. “Nós dizíamos todos os dias que 2020 iria chegar e que a Mamãe (Monalisa) vem aí. Hoje, graças a Deus recebemos essa escola totalmente reformada e queremos agradecer a prefeita e aos deputados Tiago Correia e Paulo Azi.

A Secretária de Educação Miriam Andrade iniciou a sua fala pedindo uma salva de palmas para todos os presentes. Miriam agradeceu a prefeita Monalisa Tavares e falou do orgulho de ver esse colégio ‘literalmente reconstruído’. “Assumimos essa pasta com o árduo compromisso de recuperar a estrutura física de todos os prédios da nossa educação local e graças a Deus estamos fazendo isso com recursos próprios. Entregamos no início da semana o Grupo Escolar José Tito de Lima. Aqui na Salomeia, além do Ramiro Berbert, estamos concluindo a reforma da Creche Belizana Pereira e em breve entregaremos o Olavo Bilac no Cajueiro”, disse Miriam.

O Deputado Estadual Tiago Correia ficou visivelmente feliz com o calor humano do povo da Salomeia, que não saiu do local por quase uma hora sem energia elétrica, disse: “Quero começar agradecendo a todos. O que estamos vendo aqui hoje é o compromisso dessa gestão. Monalisa conseguiu arrumar a cidade com seriedade e muito comprometimento com a coisa pública. Essa prefeita não se abateu com a terrível enchente que atingiu quase toda a Bahia e continuou lutando dia e noite por Ibicaraí e hoje podemos ver a revolução no município com diversas obras e reforma de todas escolas. O nosso compromisso é melhorar sempre a qualidade de vida do povo de Ibicaraí, e esse colégio hoje, depois de reformado, não fica atrás de nenhum colégio particular. Pode ter faltado energia no início, mas eu estou saindo daqui hoje, transbordando de energia”, finalizou Tiago.

O vice-prefeito Adelson Oliveira foi breve em suas palavras: “Depois de tanto sacrifício nós conseguimos realizar esse sonho para o povo da Salomeia. Não temos recursos do Estado, e mesmo assim estamos fazendo muito por essa Terra Santa, Ibicaraí. Essa obra foi feita com muito carinho e responsabilidade para o povo da Salomeia”, disse Adelson.

“A Salomeia é muito especial para mim. Estamos fazendo um novo modelo de gestão. Está sendo um grande desafio para nós trabalhar muito com pouco recurso e sem nenhuma ajuda do governo estadual. Estamos trabalhando muito com a ajuda dos nossos deputados. Acabamos com o esgoto da Rua A, no bairro do Bela Vista e fizemos ali uma praça. No mesmo bairro entregamos o colégio José Tito de Lima totalmente reformado. Fizemos muito por nossa saúde com a reforma de nossos postos, nosso hospital, com a chegado do nosso Raio-X, graças a esse deputado aqui do meu lado (Tiago Correia). Recuperamos mais de 200 quilômetros de estradas vicinais. Calçamos e estamos calçando ruas; vamos asfaltar a Vila Felicidade e já vamos licitar o calçamento da Rua do Cacau (um sonho antigo) e vamos calçar algumas ruas no Distrito do Cajueiro (indicação do vereador Jonathas). Aqui na Salomeia, além desse colégio nós estamos reformando a creche, resolvemos o problema da água e construímos sete banheiros, reformamos a quadra e construímos uma praça e reformamos o posto de saúde. Hoje a Salomeia tem vez, voz e ganha obras. Tive a maior votação da história e tenho um compromisso moral com o povo da Salomeia. Conseguimos realizar tudo isso com muito trabalho e o apoio dos nossos deputados Paulo Azi e Tiago Correia e em breve com a vitória de ACM Neto ao governo do Estado nos iremos transformar Ibicaraí em uma grande cidade”, disse Monalisa.

Na parte final foi mostrado um vídeo do antes e depois do Ramiro Berbert de Castro. O vídeo mostrou o total estado de abandono do prédio, a reforma e total requalificação do prédio. Por último o secretário de Cultura Olivério Leal cantou uma paródia da professora e por último foi descerrada a placa e entregue o colégio para a população.

Estiveram presentes nessa ação

A Prefeita Monalisa Tavares, o Deputado Estadual Tiago Correia, o Vice-prefeito Adelson Oliveira, Miriam Andrade (Educação), Luna Tavares (Saúde), Odemir Céo (Finanças), Yanca Soares (Infraestrutura), Thallis Leal (Governo), Fredson Santos (Agricultura), Olivério Leal (Cultura), Camila Costa (Controladora do Município), Guilherme Cardoso (Assessor de Comunicação), Arlyson Ramos (Assessor Especial), o Diretor do SAAE Adelino Júnior, Kayse Mateus (Procuradora do Município), o Diretor de Esportes Dominguinhos, o assessor da Educação Harmensz Van Rim, o Presidente do Sindifusp Weldon Santana, além dos vereadores Leonardo Alves, Jonathas Soares, Herbert Santana, Aroldo Melo, Silvana Santana, Clícia Guerreira, Chico do Doce, Alam Rogério, Du Artes e Edy da Vila, a equipe de Educação, diversos funcionários da prefeitura e moradores do distrito.