Notícia

Curso de Enfermagem realizou palestra sobre prevenção ao HPV no Centro de Saúde da Zona Sul de Ilhéus

Estudantes de Enfermagem fazem Palestra sobre HPV, a importância do Exame Citopatológico de Colo Uterino e da Vacina (1)

Uma palestra educativa sobre o tema “HPV, a importância do Exame Citopatológico de Colo Uterino e da Vacina” foi realizada pelos alunos do nono semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, no dia 24 de maio, dirigida aos usuários do Centro de Saúde Avançado Zona Sul, localizado no bairro Hernani Sá. A ação, que integra as atividades realizadas pela disciplina Estágio Supervisionado I, aconteceu no próprio centro de saúde, sob a supervisão da enfermeira docente Juliana Lopes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Papilomavírus Humano (HPV) é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais frequente no mundo. Ela está associada ao desenvolvimento da quase totalidade das neoplasias de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacinação contra HPV é uma das intervenções mais efetivas para prevenir a infecção por esses vírus e o desenvolvimento de tumores relacionados ao HPV.

O câncer de colo de útero é a segunda neoplasia maligna mais comum na população feminina mundial. No Brasil, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo superado apenas pelo câncer de pele não melanoma, mama e colorretal, e a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Estima-se cerca de 16 mil novos casos e uma média de 5 mil mortes por ano.