Notícia

Faculdade de Ilhéus realiza o I Simpósio de Engenharia Civil, Elétrica e Arquitetura e Urbanismo

Prof. Esp. Kaique Ourives ministrará o minicurso Como equilibrar prazo, custo e qualidade na gestão de uma obra

A Faculdade de Ilhéus realiza, nos dias 2 e 3 de junho, o I Simpósio de Engenharia Civil, Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, com a temática central sobre os “Impactos da engenharia na sociedade”. O evento, que pela primeira vez reúne alunos e profissionais dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, ocorrerá no auditório da sede da faculdade, na zona sul de Ilhéus, aberto a estudantes de outras instituições de ensino.

A finalidade principal do simpósio é discutir as perspectivas e as tendências sob a ótica de várias vertentes das Engenharias e da Arquitetura e Urbanismo, inclusive os impactos no mercado a partir da pandemia da covid-19. A abertura no dia 2 de junho, será às 19 horas, seguida da apresentação do “Case: formação e trajetória de egresso”, com a participação da engenheira civil Ana Luiza Neves, graduada na primeira turma do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ilhéus.

Logo após, será realizada a palestra sobre “Gestão de riscos e desastres no perímetro urbano”, com a participação dos professores doutores Cleverson Alves de Lima, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da pós-graduação de Engenharia Ambiental Urbana, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Sady Junior Martins da Costa de Menezes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Minicursos – A programação segue no dia 3, com a realização de minicursos no horário das 19 e 21 horas. Dentre eles, sobre o tema “Como equilibrar prazo, custo e qualidade na gestão de uma obra”, com o engenheiro civil Kaique Ourives Silva, empresário e professor da Faculdade de Ilhéus. 

As professoras Mariane Porto Lima e Suian Andrade Meira farão o minicurso sobre “BIM e gestão de projetos”. Mariane é engenheira civil e mestra em Materiais de Construção Civil pela Uesc, diretora de Projetos na M3 Construção Inteligente e professora da Faculdade de Ilhéus. E Suian, engenheira civil e mestra em Modelagem de Materiais pela Uesc, especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos em BIM (Unyleya), especialista BIM certificada pela Autodesk, gerente de Projetos na Massi Construtora e diretora de Gestão BIM na M3 Construção Inteligente.

O minicurso sobre “Energia solar fotovoltaica” será ministrado pelo professor doutor Marcelo O’Donnell Krause, mestre em Física, doutor em Projetos e professor da Faculdade de Ilhéus.