Notícia

Em Ruy Barbosa, cerca de 3 mil pessoas são beneficiadas no primeiro dia da Feira Cidadã

Feira-Cidada-4-768x1024

A dona de casa Marlene Nunes, de 56 anos, foi uma das primeiras atendidas na Feira Cidadã realizada no município de Ruy Barbosa, nesta sexta-feira (17). Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, o evento acontece até o próximo domingo (19) e reúne serviços de saúde e cidadania na praça Santa Tereza. O atendimento é gratuito e ocorre das 8h às 17h.

“Não tenho do que reclamar, fui muito bem atendida e consegui resolver tudo. Fiz a mamografia e as meninas foram muito atenciosas comigo. É muito importante cuidar da saúde, esse é o bem mais precioso que temos”, comemora Marlene.

Somente neste primeiro dia, a Feira Cidadã atendeu mais de 3 mil pessoas, oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-X e consultas com oftalmologista. No local, a população também conta com atendimento odontológico, como extração, restauração, limpeza, canal, além de orientação sobre a importância da higiene bucal adequada.

“Fiz exame de vista, raio-x e ainda tive consulta com o dentista. O atendimento é realmente muito bom, fiquei surpresa com a rapidez de tudo”, conta a dona de casa Luciene Almeida, de 48 anos.

Coordenador do mutirão, Silas Gabriel destaca que os serviços de mamografia e do SAC Móvel foram os mais procurados nesse primeiro dia de evento. “Seguimos oferecendo saúde de qualidade pra toda a população de Ruy Barbosa e região. A expectativa é que a procura aumente nos próximos dias”, ressalta.

Vacinação

A Feira Cidadã conta, ainda, com espaço destinado à vacinação. No local, são aplicadas vacinas contra a covid-19, tríplice viral e influenza. Testes para a detecção do coronavírus, HIV, sífilis e hepatite também fazem parte da lista de serviços oferecidos no espaço.

Para participar

Os atendimentos são feitos mediante distribuição de senha. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Cidadã, é necessário apresentar cartão do SUS, RG, comprovante de residência e comprovante de vacinação contra a covid-19. Para a realização do exame de ultrassonografia, é preciso apresentar a requisição médica.

(Fotos: Bárbara Silveira/Sesab)